O que é uma matriz de estado sólido?

Solid State Arrays, ou SSAs, são recursos de dispositivos de armazenamento compartilhados compostos de unidades de estado sólido (SSDs). Solid State Arrays geralmente fornecem menor latência e melhor longevidade em comparação com armazenamento em unidade de disco rígido (HDD), e SSAs se tornaram cada vez mais populares em data centers como resultado de ocupar muito menos espaço, utilizando menos energia (um décimo da energia em comparação com discos rígidos), e fornecendo uma confiabilidade muito melhor em relação ao armazenamento em HDD.

Solid State Arrays são projetados para serem compartilhados e acessíveis com vários hosts físicos por meio de malhas de rede de armazenamento compartilhado, como SAN. Uma camada de software sobre o SSA gerencia o array de estado sólido e fornece desduplicação, compactação, alta disponibilidade, provisionamento thin, instantâneos, armazenamento escalável, replicação e outras funcionalidades de armazenamento.

Uma peça-chave da tecnologia que desempenhou um papel na ascensão de matrizes de estado sólido na empresa é NVMe, ou Non-Volatile Memory Express, que é uma interface de comunicação e driver que controla unidades de estado sólido e ajudou a fornecer o melhor desempenho e gerenciamento eficiente de Solid State Arrays.

O estado do mercado de matrizes de estado sólido

O mercado de Solid State Array ficou lotado nos últimos anos, com fornecedores de armazenamento como NetApp, Pure Storage, HPE, Dell EMC, IBM e Hitachi, todos competindo por participação de mercado.

SSAs às vezes são chamados de arrays flash; entretanto, o armazenamento flash (ou NAND) é apenas um tipo de armazenamento de estado sólido, com memória de classe de armazenamento (SCM), 3D XPoint e Z-NAND também disponíveis como outras opções de armazenamento de array de estado sólido.