Solid State Arrays, ou SSAs, são recursos de dispositivos de armazenamento compartilhados compostos de unidades de estado sólido (SSDs). Solid State Arrays geralmente fornecem menor latência e melhor longevidade em comparação com armazenamento em unidade de disco rígido (HDD), e SSAs se tornaram cada vez mais populares em data centers como resultado de ocupar muito menos espaço, utilizando menos energia (um décimo da energia em comparação com discos rígidos), e fornecendo uma confiabilidade muito melhor em relação ao armazenamento em HDD.
Solid State Arrays são projetados para serem compartilhados e acessíveis com vários hosts físicos por meio de malhas de rede de armazenamento compartilhado, como SAN. Uma camada de software sobre o SSA gerencia o array de estado sólido e fornece desduplicação, compactação, alta disponibilidade, provisionamento thin, instantâneos, armazenamento escalável, replicação e outras funcionalidades de armazenamento.
Uma peça-chave da tecnologia que desempenhou um papel na ascensão de matrizes de estado sólido na empresa é NVMe, ou Non-Volatile Memory Express, que é uma interface de comunicação e driver que controla unidades de estado sólido e ajudou a fornecer o melhor desempenho e gerenciamento eficiente de Solid State Arrays.
O estado do mercado de matrizes de estado sólido
O mercado de Solid State Array ficou lotado nos últimos anos, com fornecedores de armazenamento como NetApp, Pure Storage, HPE, Dell EMC, IBM e Hitachi, todos competindo por participação de mercado.
SSAs às vezes são chamados de arrays flash; entretanto, o armazenamento flash (ou NAND) é apenas um tipo de armazenamento de estado sólido, com memória de classe de armazenamento (SCM), 3D XPoint e Z-NAND também disponíveis como outras opções de armazenamento de array de estado sólido.