PowerShell é uma plataforma de automação e linguagem de script desenvolvida pela Microsoft para simplificar e automatizar o gerenciamento de sistemas Windows e Windows Server.
Embora o PowerShell seja principalmente um shell baseado em texto, ele utiliza o .NET Framework da Microsoft com funcionalidades e objetos integrados para gerenciar ambientes Windows.
Os usuários do PowerShell podem acessar o PowerShell por meio de um shell de linha de comando ou do PowerShell Integrated Scripting Environment (PowerShell ISE), que a Microsoft projetou para ajudar iniciantes e também especialistas a trabalhar de forma mais eficiente com o PowerShell.
O PowerShell ISE inclui um editor integrado para escrever e testar scripts, bem como ferramentas e recursos úteis como preenchimento de guia IntelliSense para facilitar o desenvolvimento e modificação de scripts e cmdlets do PowerShell.
Trabalhando com PowerShell
O console de linha de comando básico do PowerShell pode ser aberto com a combinação de teclado Win + R seguida ao digitar powershell e pressionar enter. Para iniciar o PowerShell ISE, basta digitar powershell_ise em vez de powershell depois de pressionar a combinação de teclado Win + R.
Os comandos inseridos por meio do PowerShell são chamados de cmdlets (pronuncia-se command-lets). Cmdlets são programas Microsoft .NET projetados para interagir com o PowerShell. Além de cmdlets, o PowerShell também pode executar scripts do PowerShell, funções do PowerShell e programas executáveis autônomos.
O PowerShell também fornece acesso total a COM (Component Object Module) e WMI (Windows Management Instrumentation), permitindo que tarefas administrativas sejam executadas em sistemas Windows locais e remotos.
Novos lançamentos e extensões do PowerShell
A versão mais recente do PowerShell, v5.0, foi disponibilizada no final de 2015 como parte do pacote do Windows Management Framework 5.0 que inclui versões atualizadas do Windows PowerShell, Configuração do Estado Desejado do Windows PowerShell (DSC), Gerenciamento Remoto do Windows (WinRM) e WMI.
A Microsoft também oferece uma versão específica do Azure do PowerShell, agora disponível como Azure PowerShell 1.0, bem como PowerShell Direct, que permite aos administradores de sistema executar comandos do PowerShell remotamente no sistema operacional convidado de uma máquina virtual (VM) com configuração zero e sem necessidade se preocupar com políticas de segurança, configurações de firewall e configuração de rede do host.