A prática de usar táticas impróprias de Search Engine Optimization (SEO) na tentativa de manipular ou elevar o posicionamento de um site nas páginas de resultados de pesquisa de um mecanismo de pesquisa (SERP). Também conhecido como spam de mecanismo de pesquisa ou Black Hat SEO, spamdexing pode incluir atividades como preenchimento de palavras-chave, spam de links, duplicação de conteúdo protegido por direitos autorais, sequestro de página e muito mais.
Spamdexing de conteúdo e Spamdexing de links
Uma combinação das palavras spam e indexação, spamdexing pode ser dividida em duas formas principais: spamdexing de conteúdo e spamdexing de link. O primeiro envolve a manipulação do conteúdo das páginas da web de maneiras inconsistentes com as diretrizes dos mecanismos de pesquisa. O spamdexing de conteúdo pode incluir táticas como preenchimento de palavras-chave, preenchimento de metatags, o uso de texto invisível em páginas da web, páginas de portal ou de entrada, duplicação de conteúdo protegido por direitos autorais de sites de alto escalão e muito mais.
A segunda categoria de spamdexing, link spamdexing, refere-se ao uso de links impróprios de ou para páginas da web na tentativa de elevar artificialmente a reputação de uma página da web ou site por um mecanismo de pesquisa. O spamdexing de links pode incluir atividades como o uso de links comprados ou ferramentas de software de geração de links, fazendas de links, links ocultos em páginas, pagejacking, preenchimento de cookies, spam de comentários com links da web e muito mais.
Leitura recomendada: Como funcionam os mecanismos de pesquisa na web e cinco dicas de SEO para direcionar o tráfego do mecanismo de pesquisa