Uma unidade de hélio é uma unidade de disco rígido (HDD) de alta capacidade preenchida com hélio. Esta tecnologia de disco rígido substitui o ar dentro do HDD por hélio e é hermeticamente selada durante a fabricação. A tecnologia de acionamento de hélio é compatível com a maioria das tecnologias de gravação magnética padrão da indústria, incluindo gravação magnética perpendicular (PMR), gravação magnética bidimensional (TDMR), gravação magnética shingled (SMR), gravação magnética assistida por microondas (MAMR), magnética assistida por calor gravação (HAMR) e mídia com padrão de bits (BPM).
Descrição da imagem: Western Digital Ultrastar DC HC530 14-TB
Hélio melhora a eficiência
Comparado ao ar, o hélio tem um sétimo da densidade. Em drives tradicionais, o ar dentro normalmente cria uma quantidade de arrasto nos pratos, exigindo mais energia para girar. Substituir o ar por hélio reduz a quantidade de energia necessária para girar os pratos. Segundo algumas estimativas, os HDDs de hélio podem ser até 20% mais eficientes do que os drives com ar. Além disso, os drives de hélio oferecem taxas de transferência de dados sequenciais mais altas como resultado da densidade de área geral aumentada.
Armazenamento de hélio no data center
As unidades de disco rígido de hélio mais novas proporcionaram uma vantagem no data center, especificamente, data centers em nuvem e exascale, onde unidades de mais de 14 TB podem maximizar a capacidade de armazenamento de dados por rack enquanto reduzem o consumo de energia para atender aos objetivos de TCO. Os drives de hélio têm requisitos de resfriamento menores, o que reduz os custos gerais de energia.
Conforme a tecnologia de drives preenchidos com hélio avança, também aumenta a capacidade de armazenamento dos drives. Na verdade, a Western Digital anunciou (setembro 2019) uma unidade cheia de hélio de 20 TB, usando nove pratos, cada um com uma capacidade de cerca de 2.22 TB e uma classificação de tempo médio antes da falha de 2.5 milhões de horas (MTBF) e interface SATA ou SAS.
Drives de hélio em casa
Atualmente, os drives preenchidos com hélio que se concentram no mercado consumidor são limitados. As unidades padrão são unidades de 3.5 ″ que usam placas de gravação magnética perpendicular (PMR) em um gabinete cheio de hélio, em capacidades a partir de 10 TB. As unidades são compatíveis com linhas específicas de desktops e gabinetes de armazenamento de conexão direta de nível básico.
História do Helium Drive
O primeiro disco rígido cheio de hélio (capacidade de 6 TB) foi disponibilizado comercialmente pela HGST, uma subsidiária da Western Digital, em novembro de 2013. Hoje, vários fabricantes de disco rígido, incluindo Western Digital, Seagate e Toshiba oferecem unidades de disco rígido de hélio .