A TI em escala da Web é usada para fazer referência a uma classe global de computação ou uma abordagem arquitetônica usada para fornecer os recursos de grandes provedores de serviços em nuvem em um ambiente de TI corporativo. A abordagem é projetar, construir e gerenciar a infraestrutura do data center onde os recursos vão além da escala em termos de tamanho para incluir escala no que diz respeito à velocidade e agilidade.
A TI em escala da web é simplesmente definida como todas as coisas que acontecem em grandes empresas de serviços em nuvem, como Google, Amazon, Netflix, Facebook e outras, que lhes permite atingir níveis extremos de agilidade e escalabilidade aplicando novos processos e arquiteturas. (fonte)
Metodologia de Escala da Web
A metodologia de TI em escala da Web refere-se ao projeto, implantação e gerenciamento de infraestrutura em qualquer escala e pode ser empacotada de várias maneiras para atender a diversos requisitos e pode ser dimensionada para qualquer tamanho de negócio ou empresa. Não é uma implementação de tecnologia única, mas sim um conjunto de recursos de um sistema de TI geral.
Propriedades de escala da web
A Nutanix, um provedor de infraestrutura convergente em escala da Web, considera as seguintes propriedades ao definir a infraestrutura em escala da Web:
- Hiperconvergente em servidores x86 - computação e armazenamento integrados.
- Distribuiu tudo - dados e serviços de todo o cluster.
- Sistema de autocura - isolamento de falhas com recuperação distribuída.
- Automação baseada em API e análises ricas.
- Vários aplicativos simultaneamente.
Escala da Web na empresa
O Gartner introduziu pela primeira vez o termo TI em escala da Web em 2013. De acordo com uma pesquisa recente, os analistas do Gartner preveem que TI em escala da Web será uma abordagem arquitetônica encontrada em 50 por cento das empresas globais até 2017. Espera-se que muitas empresas emulem arquiteturas e processos e práticas de provedores de nuvem como Amazon, Facebook e Google.