(1) Outro termo para tela de exibição. O termo monitor, entretanto, geralmente se refere à caixa inteira, enquanto tela de exibição pode significar apenas a tela. Além disso, o termo monitor freqüentemente implica recursos gráficos.
Existem muitas maneiras de classificar os monitores. O mais básico é em termos de recursos de cores, que separam os monitores em três classes:
Tamanho da tela
Após essa classificação, o aspecto mais importante de um monitor é o tamanho da tela. Como as televisões, os tamanhos de tela são medidos em polegadas diagonais, a distância de um canto ao canto oposto na diagonal. Um tamanho típico para monitores VGA pequenos é de 14 polegadas. Os monitores com 16 ou mais polegadas diagonalmente são chamados de monitores de página inteira.
Além de seu tamanho, os monitores podem ser retrato (altura maior que largura) ou paisagem (largura maior que altura). Monitores de paisagem maiores podem exibir duas páginas inteiras, lado a lado. O tamanho da tela às vezes pode ser enganoso porque sempre há uma área em torno da borda da tela que não pode ser usada. Portanto, os fabricantes de monitores também devem indicar a área visível - ou seja, a área da tela que é realmente usada.
Pixels e resolução
A resolução de um monitor indica a densidade dos pixels. Em geral, quanto mais pixels (geralmente expressos em pontos por polegada), mais nítida será a imagem. A maioria dos monitores modernos pode exibir 1024 por 768 pixels, o padrão SVGA. Alguns modelos de última geração podem exibir 1280 por 1024 ou até 1600 por 1200.
Outra forma comum de classificar monitores é em termos do tipo de sinal que eles aceitam: analógico ou digital. Quase todos os monitores modernos aceitam sinais analógicos, exigidos pelos padrões VGA, SVGA, 8514 / A e outros padrões de cores de alta resolução.
Frequência
Alguns monitores têm frequência fixa, o que significa que aceitam entrada em apenas uma frequência. A maioria dos monitores, no entanto, é multiscanning, o que significa que eles se ajustam automaticamente à frequência dos sinais enviados a eles. Isso significa que eles podem exibir imagens em diferentes resoluções, dependendo dos dados que estão sendo enviados a eles pelos adaptadores de vídeo.
Outros fatores que determinam a qualidade de um monitor incluem o seguinte:
(2) Um programa que observa um computador. Por exemplo, alguns programas de monitoramento relatam a frequência com que outro programa acessa uma unidade de disco ou quanto tempo de CPU ele usa.