Um Millennial é a coorte demográfica seguinte à Geração X e anterior à Geração Z. Qualquer pessoa nascida entre 1981 e 1996 é considerada um Millennial, que também é conhecido como Geração Y. O termo “echo boomers” frequentemente se relaciona aos millennials porque são descendentes de bebês boomers. Essa geração é identificada por três eventos principais: o ataque de 9 de setembro, a Grande Recessão e a explosão da Internet. A maioria dos Millennials tem experiência em primeira mão com a internet, dispositivos móveis e mídia social, o que resultou na gíria de chamar essa geração de “nativos digitais”. Os criadores da Teoria Geracional de Strauss-Howe, que descreve um ciclo geracional recorrente, são creditados com o nome dessa coorte em 11. O termo millennial foi, na verdade, derivado do fato de que os membros mais velhos dessa geração tornaram-se adultos por volta de a virada do terceiro milênio.
Comparando a geração Y com outras gerações
Comparar esse grupo com as gerações mais velhas tornou-se muito mais fácil agora que o grupo mais jovem da geração Y atingiu a idade adulta. Algumas características-chave que diferenciam essa geração das gerações anteriores são o aumento da confiança, tolerância, senso de direito e narcisismo. Alguns traços básicos identificados dos Millennials incluem especial, protegido, confiante, voltado para a equipe, convencional, pressionado e realizador. No entanto, a aplicação de todas as sete características a cada membro dessa coorte geracional provou ser controversa.
A geração do milênio raramente se identifica com sua geração, ao contrário das gerações mais velhas que sentem um forte pertencimento à sua. No geral, esta geração é mais educada do que as gerações mais velhas, e as mulheres da geração Y têm mais probabilidade de trabalhar do que as mulheres mais velhas. Este aumento na educação causou um atraso nos casamentos Millennial e na formação de famílias, bem como de indivíduos que vivem com os pais por mais tempo do que outras gerações. A Grande Recessão e a recessão causadas pela pandemia COVID-19 impactaram mais esta coorte, causando níveis extremamente elevados de desemprego. Acredita-se que esse grupo também traga mais diversidade racial e étnica para a sociedade americana. Este grupo também detém um imenso poder político porque é a segunda maior geração de votantes depois dos Baby Boomers.