(m dem) (N.) Abreviatura de modulador-aquelesodulador. Um modem é um dispositivo ou programa que permite a um computador transmitir dados, por exemplo, por telefone ou linhas de cabo. As informações do computador são armazenadas digitalmente, enquanto as informações transmitidas por linhas telefônicas são transmitidas na forma de ondas analógicas. Um modem converte entre essas duas formas.
Interface de Modem Padrão
Felizmente, existe uma interface padrão para conectar modems externos a computadores chamada RS-232. Conseqüentemente, qualquer modem externo pode ser conectado a qualquer computador que tenha uma porta RS-232, o que quase todos os computadores pessoais possuem. Também existem modems que vêm como uma placa de expansão que você pode inserir em um slot de expansão vazio. Às vezes, são chamados de modems internos ou internos.
Protocolos para formatação de dados
Embora as interfaces do modem sejam padronizadas, existem vários protocolos diferentes para formatar dados a serem transmitidos por linhas telefônicas. Alguns, como o CCITT V.34, são padrões oficiais, enquanto outros foram desenvolvidos por empresas privadas. A maioria dos modems tem suporte integrado para os protocolos mais comuns - pelo menos em velocidades de transmissão de dados lentas, a maioria dos modems pode se comunicar uns com os outros. Em altas velocidades de transmissão, no entanto, os protocolos são menos padronizados.
Além dos protocolos de transmissão que eles suportam, as seguintes características distinguem um modem do outro:
bps : A velocidade com que o modem pode transmitir e receber dados. Em taxas lentas, os modems são medidos em termos de taxas de transmissão. A taxa mais lenta é de 300 baud (cerca de 25 cps). Em velocidades mais altas, os modems são medidos em termos de bits por segundo (bps). Os modems mais rápidos funcionam a 57,600 bps, embora possam atingir taxas de transferência de dados ainda mais altas compactando os dados. Obviamente, quanto mais rápida a taxa de transmissão, mais rápido você pode enviar e receber dados. Observe, entretanto, que você não pode receber dados mais rápido do que eles estão sendo enviados. Se, por exemplo, o dispositivo que envia dados para o seu computador os envia a 2,400 bps, você deve recebê-los a 2,400 bps. Nem sempre vale a pena, portanto, ter um modem muito rápido. Além disso, algumas linhas telefônicas são incapazes de transmitir dados de maneira confiável a taxas muito altas.
voz / dados: Muitos modems oferecem suporte para alternar entre os modos de voz e dados. No modo de dados, o modem atua como um modem normal. No modo de voz, o modem atua como um telefone comum. Os modems que oferecem suporte a uma chave de voz / dados têm um alto-falante e um microfone embutidos para comunicação de voz.
resposta automática :Um modem de atendimento automático permite que seu computador receba chamadas na sua ausência. Isso só é necessário se você estiver oferecendo algum tipo de serviço de computador que as pessoas possam ligar para usar.
compressão de dados :Alguns modems executam compactação de dados, o que lhes permite enviar dados em taxas mais rápidas. No entanto, o modem na extremidade receptora deve ser capaz de descompactar os dados usando a mesma técnica de compactação.
memória flash : Alguns modems vêm com memória flash em vez de ROM convencional, o que significa que os protocolos de comunicação podem ser atualizados facilmente, se necessário.
Capacidade de fax: A maioria dos modems modernos são modems de fax, o que significa que eles podem enviar e receber fax.
Para obter o máximo de um modem, você deve ter um pacote de software de comunicação, um programa que simplifica a tarefa de transferência de dados.
Consulte “Padrões de modem dial-up” e “Tipos de conexões de Internet” na seção Referência rápida da FileMemo.