Um servidor da web é um hardware ou software por meio do qual um computador pode hospedar um site. Um servidor pode ser hospedado em modo kernel ou modo de usuário; o modo kernel faz com que o servidor web seja executado no sistema operacional, enquanto o modo do usuário (baixado como outro aplicativo ou programa) é mais lento e menos eficaz. Apenas um exemplo de servidor da web conhecido é o Apache, que funciona bem em uma variedade de sistemas operacionais populares.
Os servidores da Web se comunicam com os clientes (aqueles que estão acessando seus sites hospedados) por meio do Transmission Control Protocol e do Internet Protocol. Normalmente, os servidores da web são programados para permitir uma certa quantidade de tráfego, ou um certo número de solicitações, por um período de tempo. Isso é definido para proteger o servidor contra sobrecarga, o que em alguns casos pode torná-lo temporariamente inoperante.
Ataques DDoS
Embora isso possa acontecer naturalmente se muitos usuários fizerem uma solicitação HTTP de uma vez, também é uma forma de atacar um servidor web. Ataques de negação de serviço distribuída (DDoS) usam várias solicitações de diferentes endereços IP para sobrecarregar completamente um servidor. Assim que o servidor cair e o tráfego da web for bloqueado, o site pode perder dinheiro.
Protocolo de transferência de hipertexto (HTTP)
HTTP é o protocolo padrão por meio do qual servidores e clientes da web se comunicam e enviam e recebem solicitações da web. O hipertexto permite que palavras, imagens e outras formas de comunicação visível sejam vinculadas a um banco de dados da Internet. Por exemplo, um usuário de computador usa um navegador para pesquisar (solicitar) um site. O banco de dados envia esses dados para o navegador, onde são interpretados usando HTTP. O texto usado no protocolo se conecta logicamente ao texto de marcação da página da web (HTML, por exemplo), uma vez que ambos são hipertexto. O código HTML corresponde a tudo o que é visível para os usuários na página da web.
HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure) adiciona criptografia ao HTTP para aumentar a segurança. É altamente recomendado para todos os sites neste momento.
Endereços DNS e IP
Os servidores da Web se conectam a clientes usando endereços IP de ambos os lados. Os pacotes de dados se movem de um endereço IP (do cliente) para outro (do servidor). Os endereços IP estão em formato numérico, que é como os computadores se comunicam, mas são difíceis para os humanos lembrar e compreender. O Sistema de Nomes de Domínio (DNS) torna muito mais fácil para as pessoas acessarem diferentes sites. Um nome de domínio é atribuído ao endereço IP de cada site da Web (por exemplo, FileMemo.com). Quando um cliente digita o nome de domínio, os servidores DNS recuperam o endereço IP correspondente para que o cliente e o servidor da web possam se conectar e se comunicar.