Teletrabalho

Também chamado de teletrabalho, o teletrabalho se refere à tendência crescente da força de trabalho, que permite que os funcionários participem de reuniões e realizem outras tarefas relacionadas ao trabalho fora de um escritório tradicional. Na maioria das vezes, isso significa que um funcionário está trabalhando em casa, mas os locais de teletrabalho também podem incluir cafeterias, hotéis, espaços de trabalho compartilhado, bibliotecas, centros de convenções ou qualquer outro local com uma conexão confiável à Internet. Esses tipos de acordos de trabalho são altamente dependentes de programas de hardware e software que promovem a comunicação, produtividade e segurança.

Teletrabalho vs. trabalho remoto

O teletrabalho às vezes é usado de forma intercambiável com trabalho remoto, mas teletrabalho / teletrabalho geralmente indica que o funcionário está fisicamente localizado nas proximidades do escritório da empresa e opta por trabalhar em outro local. O trabalho remoto, por outro lado, sugere que o funcionário está localizado mais longe do escritório e trabalha em casa (ou em outro local externo) em tempo integral.

Benefícios e desafios do teletrabalho

Os benefícios do teletrabalho incluem a pegada imobiliária reduzida, a destruição ambiental reduzida e a satisfação / retenção aprimorada dos funcionários. Quando um empregador permite que os funcionários trabalhem fora do escritório, eles efetivamente reduzem a metragem quadrada de que precisam para manter as operações de negócios do dia a dia. Isso economiza dinheiro que pode ser reaproveitado para outras iniciativas. Isso também significa que as empresas podem neutralizar suas emissões de carbono. Além disso, menos passageiros significam menos poluição do tráfego. Vários estudos também mostraram que a maioria dos funcionários gosta do teletrabalho devido à flexibilidade e ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional que oferece um sentimento que geralmente indica maior retenção de funcionários.

Os desafios do teletrabalho incluem segurança, comunicação / colaboração e envolvimento dos funcionários; no entanto, a tecnologia pode ajudar a enfrentar esses desafios. Uma rede privada virtual (VPN) para toda a empresa e backups obrigatórios ajudarão na segurança e recuperação de dados. Ferramentas de videoconferência como Zoom ou Webex e aplicativos de mensagens instantâneas como Slack ou Teams ajudam a garantir que os funcionários sejam capazes de se comunicar em tempo real e permanecer conectados apesar da distância física. Muitos empregadores também estão usando a tecnologia para estender a cultura da empresa para além das paredes do escritório. Programas de aprendizado contínuo, check-ins frequentes, saídas virtuais da equipe e ferramentas de gerenciamento de projetos como Asana ou Wrike ajudarão a garantir que nenhum funcionário se sinta isolado ou desinformado.