Um código PIN é uma série de números, normalmente quatro ou seis dígitos, exigidos por aplicativos, redes ou dispositivos para acesso e autorização. O exemplo mais básico é uma senha de smartphone, normalmente conhecida como senha, mas às vezes chamada de PIN. Este é o número de seis dígitos que um usuário define e deve inserir toda vez que acessar o telefone após ele estar hibernando.
Os códigos PIN são freqüentemente usados para autenticação multifator. As empresas costumam exigir que um usuário insira um código PIN após tentar alterar a senha de uma conta: uma verificação ou texto irá para o endereço de e-mail ou número associado à conta e o usuário deve inserir o PIN que foi enviado para seu contato em formação. Como a autenticação multifator se tornou mais necessária para a manutenção da segurança, as organizações podem exigir um código PIN para atividades ainda mais comuns do que alterar senhas, como entrar em uma rede de computadores pela primeira vez.
O código de quatro dígitos exigido ao usar um cartão de débito é conhecido como código PIN. A segunda etapa adicional de autenticação oferece à transação com cartão outra camada de segurança, embora certamente não seja impenetrável.
Embora os códigos PIN sejam úteis para autenticação, a biometria, como o reconhecimento facial, é um método adicional de verificação de identidade.
Códigos PIN para streaming e transmissão
Para dispositivos que transmitem ou transmitem conteúdo de mídia para outras telas, um código PIN é uma senha necessária para confirmar e permitir que um dispositivo imponha seu conteúdo em outra tela. No Chromecast, o sistema do Google para transmitir conteúdo de mídia de um dispositivo para outro, os usuários podem habilitar o modo visitante para permitir que um dispositivo externo transmita seu conteúdo. O convidado deve então usar um PIN de quatro dígitos quando solicitado. O PIN pode ser sincronizado automaticamente com base em breves comandos de voz ou o convidado pode ter que inseri-lo manualmente. Em seguida, o convidado pode começar a transmitir um vídeo ou música para o outro dispositivo.
O recurso AirPlay da Apple TV, frequentemente usado para salas de conferência de negócios, permite que os dispositivos transmitam conteúdo para uma Apple TV. Depois de navegar até as configurações do recurso Conference Display do AirPlay, o usuário pode optar por exigir um código PIN sempre que um dispositivo tentar compartilhar seu conteúdo com a TV. AirPlay permite espelhamento de tela e streaming.