O sucessor do lançamento Kilo da plataforma de computação em nuvem de código aberto OpenStack, o OpenStack Liberty fez sua estreia em 15 de outubro de 2015 como o décimo segundo grande lançamento do OpenStack. O Liberty chegou como a segunda grande atualização em 2015 para o OpenStack, após o lançamento do Kilo em 30 de abril.
Tal como acontece com as versões anteriores do OpenStack, o Liberty leva seu nome de uma cidade próxima ou recurso distinto em relação ao cúpula de design do OpenStack correspondente a cada versão do OpenStack. Neste caso, Liberty é uma vila na província canadense de Saskatchewan.
Aprimoramentos de recursos no OpenStack Liberty
Liberty marca o primeiro lançamento do OpenStack sob o “Big Tent”Modelo e, como resultado, inclui mais projetos OpenStack como parte do lançamento coordenado do que nunca, incluindo um projeto de pesquisa SearchLight que utiliza a tecnologia ElasticSearch de código aberto para permitir que os usuários consultem uma implantação OpenStack, mensagens Zaqar, gerenciador principal Barbican , Sistema de arquivos compartilhados de Manila e serviços designados de DNS.
Os projetos principais no OpenStack também receberam aprimoramentos e novos recursos no Liberty, incluindo Cells versão 2 no projeto Nova compute, aprimoramentos de identidade federada no projeto de identidade Keystone e um novo componente no projeto de rede Neutron chamado Courier que se concentra em rede de contêiner .
O seguimento do OpenStack Liberty, OpenStack Mitaka, fez sua estreia em 7 de abril de 2016, com o décimo quarto lançamento do OpenStack, OpenStack Newton, previsto para outubro de 2016.