(1) No design de banco de dados relacional, o processo de organização de dados para minimizar a redundância. A normalização geralmente envolve a divisão de um banco de dados em duas ou mais tabelas e a definição de relacionamentos entre as tabelas. O objetivo é isolar os dados para que adições, exclusões e modificações de um campo possam ser feitas em apenas uma tabela e, a seguir, propagadas para o restante do banco de dados por meio dos relacionamentos definidos.
Existem três formas normais principais, cada uma com níveis crescentes de normalização:
Existem níveis de normalização adicionais, como a forma normal de Boyce Codd (BCNF), a quarta forma normal (4NF) e a quinta forma normal (5NF). Embora a normalização torne os bancos de dados mais eficientes para manter, eles também podem torná-los mais complexos porque os dados são separados em muitas tabelas diferentes.
(2) No processamento de dados, um processo aplicado a todos os dados em um conjunto que produz uma propriedade estatística específica. Por exemplo, cada despesa de um mês pode ser dividida pelo total de todas as despesas para produzir uma porcentagem.
(3) Na programação, alterar o formato de um número de ponto flutuante para que o dígito mais à esquerda na mantissa não seja zero.