Na computação, um ponto de acesso (AP) é um dispositivo de hardware de rede que atua como um hub de comunicação para que os usuários de um dispositivo sem fio se conectem a uma LAN sem fio. Ele permite que dispositivos Wi-Fi se conectem a uma rede (normalmente Ethernet) conectando-se a um roteador como um dispositivo autônomo e projeta um sinal Wi-Fi para uma área designada. Um AP é valioso para empresas que precisam oferecer suporte a muitos usuários de internet sem fio.
Por exemplo, se uma empresa deseja habilitar o acesso Wi-Fi para sua área de recepção, mas não tem um roteador dentro do alcance, um AP pode ser instalado perto da recepção e um cabo Ethernet pode ser passado pelo teto até a sala do servidor . Os APs podem lidar com mais de 50 conexões simultaneamente, o que significa que os usuários podem se mover de um espaço para outro sem interrupções de rede, porque seus dispositivos mudam de um AP para o outro sem interferir na conexão.
Vantagens de usar um AP
- Acesso do usuário: Enquanto um roteador sem fio pode suportar de 10 a 20 usuários por vez, um AP sem fio permite o acesso de 50 ou mais usuários. Ele também tem uma capacidade melhor de enviar e receber sinais.
- Faixa de transmissão: O alcance de transmissão do sinal de um AP pode cobrir até 300 metros, o que é útil para empresas com grandes escritórios.
- Rede flexível: Um AP tem diferentes modos de rede para escolher para promover flexibilidade. Os modos incluem AP simplex, cliente sem fio, ponte sem fio e ponte multiponto. Ele pode ser gerenciado centralmente com a cooperação de um controlador AP sem fio.
- Interconexão de ponto de acesso múltiplo: A cobertura de um único AP pode ser muito limitada para uma empresa, portanto, uma interconexão multi-AP pode ser usada para estender a cobertura. As empresas podem projetar o programa sem fio de acordo com a situação específica.
APs são menos seguros em comparação com redes com fio. Além disso, se vários APs forem usados e configurados incorretamente, a sobreposição de canais pode se tornar um problema.