DevOps (devfuga e operaçãos) é uma frase de desenvolvimento de software empresarial usada para significar um tipo de relacionamento ágil entre o desenvolvimento e as operações de TI. O objetivo do DevOps é mudar e melhorar o relacionamento, defendendo uma melhor comunicação e colaboração entre essas duas unidades de negócios.
DevOps na empresa
Na empresa, é necessário quebrar os silos, onde as unidades de negócios operam como entidades individuais dentro da empresa, onde gerenciamento, processos e informações são protegidos. No lado do desenvolvimento de software e para aqueles que trabalham em operações de TI, é necessário haver melhor comunicação e colaboração para melhor atender às necessidades de negócios de TI da organização.
A cultura DevOps
Uma resposta para quebrar os silos corporativos é a mudança em direção a uma cultura baseada em DevOps que associa os desenvolvedores à equipe de operações para garantir que a organização atinja a execução ideal do software com o mínimo de problemas. Essa cultura é aquela que apóia a vontade de trabalhar juntos e compartilhar.
A cultura DevOps concentra-se na criação de um fluxo de trabalho rápido e estável por meio de operações de desenvolvimento e TI. Um dos principais objetivos do DevOps é implantar recursos na produção rapidamente e detectar e corrigir problemas quando eles ocorrerem, sem interromper outros serviços.
Princípios Profissionais DevOps
DevOps não é baseado em metodologias e processos rigorosos: é baseado em princípios profissionais que ajudam as unidades de negócios a colaborar dentro da empresa e quebrar os silos tradicionais. Os princípios orientadores do DevOps incluem cultura, medição, automação e compartilhamento.
O DevOps é considerado uma nova abordagem para o processo mais tradicional de gerenciamento do ciclo de vida do aplicativo (ALM).
Veja o termo relacionado: desenvolvimento ágil de software.