A virtualização assistida por hardware é uma tecnologia que permite a execução simultânea de vários sistemas operativos numa única máquina física. Permite que uma máquina virtual aceda directamente aos recursos de hardware subjacentes, tais como CPU, memória e armazenamento, sem qualquer interferência ou conflito com outras máquinas virtuais ou com o sistema operativo anfitrião. Como resultado, a virtualização assistida por hardware fornece uma maneira mais eficiente, segura e confiável de implantar e gerenciar máquinas virtuais.
Como habilitar a virtualização assistida por hardware da AMD?
Para activar a virtualização assistida por hardware da AMD, é necessário aceder às definições da BIOS do computador e activar a funcionalidade SVM (Secure Virtual Machine) ou AMD-V (AMD Virtualization). As etapas podem variar dependendo do fabricante da placa-mãe, mas, em geral, é possível seguir estas etapas:
1. Reinicie o computador e prima a tecla para aceder às definições da BIOS (normalmente F2, F10 ou Del).
2. Localize a opção Configuração da CPU ou Recursos Avançados da CPU e navegue até o recurso SVM ou AMD-V.
Habilite o recurso SVM ou AMD-V e salve as alterações antes de sair das configurações do BIOS.
Relacionado a isso, como habilitar a virtualização da CPU que não aparece no BIOS?
Se a sua CPU suporta virtualização mas a BIOS não mostra a opção para a activar, pode tentar actualizar o firmware da BIOS para a versão mais recente. Às vezes, o BIOS pode não suportar a virtualização porque foi lançado antes da CPU com suporte à virtualização. Como alternativa, você também pode tentar usar uma ferramenta de software de terceiros, como BCU (BIOS Configuration Utility) ou SetFSB, para habilitar a virtualização em sua CPU.
Além disso, o que é a virtualização de hardware Kaspersky?
A Virtualização de Hardware Kaspersky é um recurso de segurança disponível em alguns produtos da Kaspersky Lab, como o Kaspersky Endpoint Security for Windows. Ela utiliza a tecnologia de virtualização assistida por hardware para fornecer um ambiente mais seguro e isolado para a execução de aplicativos ou processos confidenciais. A Virtualização de Hardware Kaspersky cria uma máquina virtual isolada do sistema operativo anfitrião e de outras máquinas virtuais, dificultando o acesso de malware ou atacantes ao sistema.
Como posso activar a virtualização no meu PC?
Para activar a virtualização no seu PC, tem de verificar se o seu CPU suporta a virtualização e se a funcionalidade de virtualização está activada nas definições da BIOS. Você pode seguir as etapas mencionadas acima para habilitar a virtualização em CPUs AMD. Para CPUs Intel, é necessário habilitar o recurso Intel VT-x ou Intel Virtualization Technology nas configurações do BIOS. Quando a virtualização estiver activada, pode instalar um software de virtualização, como o VMware ou o VirtualBox, para criar e executar máquinas virtuais no seu PC.
Como posso saber se a virtualização está activada na AMD?
Para verificar se a virtualização está habilitada em sua CPU AMD, você pode usar o Gerenciador de Tarefas no Windows 10 ou 8.1. Abra o Gerenciador de Tarefas, vá para a guia Desempenho e clique em CPU. Se o recurso de virtualização estiver ativado, você deverá ver o rótulo “Virtualização: Habilitado” sob o gráfico de uso da CPU. Em alternativa, pode utilizar uma ferramenta de informação do sistema de terceiros, como o CPU-Z ou o Speccy, para verificar se a sua CPU suporta a virtualização e se a funcionalidade está activada.
Para saber se um processador AMD tem suporte para virtualização, é possível verificar as especificações do processador no site do fabricante ou na documentação que acompanha o computador. Além disso, os processadores AMD que oferecem suporte à virtualização normalmente têm um rótulo “V” ou “VT” no nome do modelo. Por exemplo, o processador AMD Ryzen 7 3700X tem suporte para virtualização e é rotulado como “AMD Ryzen 7 3700X com cooler Wraith Prism (100-100000071BOX)”.
Se o seu PC não tiver virtualização assistida por hardware, poderá ainda ser possível executar máquinas virtuais, mas o desempenho poderá ser inferior ou a compatibilidade poderá ser limitada. Pode tentar utilizar a virtualização baseada em software, como o VirtualBox, o VMware Workstation Player ou o Microsoft Virtual PC. No entanto, é recomendável verificar os requisitos de sistema do software de virtualização antes de tentar usá-lo em um sistema sem capacidade de virtualização. Em alguns casos, atualizar o hardware do seu PC ou comprar um novo PC com virtualização assistida por hardware pode ser uma solução melhor.
Para ativar a virtualização a partir do prompt de comando, siga estas etapas:
1. Abra o prompt de comando como administrador.
2. Digite “systeminfo” e pressione Enter.
3. procure a linha que diz “Hyper-V Requirements” ou “Virtualization Enabled in Firmware” e verifique se diz “Yes” ou “No”.
Se disser “Não”, terá de activar a virtualização nas definições da BIOS ou do firmware UEFI do seu computador.
5. Reinicie o computador e introduza as definições da BIOS ou do firmware UEFI.
6. Procure uma opção chamada “Tecnologia de virtualização”, “Intel VT-x” ou “AMD-V” e active-a.
7. Guarde as alterações e saia das definições de firmware da BIOS ou UEFI.
8. Depois de inicializar novamente no Windows, abra o prompt de comando como administrador novamente.
9. Digite “bcdedit /set hypervisorlaunchtype auto” e pressione Enter.
10. Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito.