Antes de nos aprofundarmos na questão de saber se é possível usar vídeo onboard e offboard juntos, vamos primeiro entender o que é uma placa de vídeo dedicada. Uma placa de vídeo dedicada, também conhecida como placa gráfica, é um componente separado que é instalado num computador para lidar com a apresentação e o processamento de imagens e vídeos. Este componente tem a sua própria memória dedicada e capacidade de processamento, o que o torna mais potente do que a placa gráfica integrada.
Por outro lado, o vídeo integrado refere-se à unidade de processamento gráfico (GPU) que está integrada na placa-mãe do computador. Este componente partilha a memória e o poder de processamento com a CPU, o que o torna menos potente do que a placa gráfica dedicada.
A este respeito, é possível instalar uma placa de vídeo num computador portátil. No entanto, tal dependerá do tipo de computador portátil e da disponibilidade de ranhuras de expansão. Alguns computadores portáteis podem ter uma placa gráfica dedicada já instalada, enquanto outros podem não ter essa opção.
Para utilizar vídeo onboard e offboard em conjunto, é necessária uma placa-mãe que suporte gráficos híbridos. Esta tecnologia permite que os gráficos onboard e offboard trabalhem em conjunto para proporcionar um melhor desempenho gráfico. A placa controladora é utilizada para alternar entre os gráficos onboard e offboard, dependendo dos requisitos gráficos da aplicação que está a ser utilizada.
Para activar os gráficos híbridos na BIOS, é necessário aceder às definições da BIOS e seleccionar a opção de gráficos híbridos. Isto permitirá que a placa controladora alterne entre os gráficos onboard e offboard conforme necessário.
Em conclusão, a utilização conjunta de vídeo onboard e offboard é possível, mas depende em grande medida do tipo de placa-mãe que possui. Para activar esta funcionalidade, é necessária uma placa-mãe que suporte gráficos híbridos e uma placa controladora para alternar entre os gráficos onboard e offboard. Com os gráficos híbridos activados, pode desfrutar de um melhor desempenho gráfico e de uma experiência visual mais suave.
Para saber qual é a sua placa de vídeo, pode seguir estes passos:
1. Pressione a tecla Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar.
2. Escreva “dxdiag” e prima Enter.
A janela da Ferramenta de Diagnóstico do DirectX abrir-se-á. Clique no separador “Display”.
Na secção “Dispositivo”, verá o nome da sua placa de vídeo.
5. Também pode verificar o separador “Drivers” para ver a versão e a data do controlador da sua placa de vídeo.
Lamento, mas a pergunta que fez não está directamente relacionada com o título do artigo. No entanto, para responder à sua pergunta, o BIOS (Basic Input/Output System) do computador é um firmware que está integrado na placa-mãe do computador. É responsável pela inicialização dos componentes de hardware do computador e por indicar ao sistema operativo como interagir com eles. Quando liga o computador, a BIOS executa uma série de testes denominados POST (Power-On Self-Test) para garantir que todos os componentes de hardware estão a funcionar correctamente. Depois disso, a BIOS procura e carrega o sistema operativo na memória do computador, para que este possa ser executado pelo processador.
Sim, é possível usar vídeo onboard e offboard juntos, embora isso exija algum conhecimento técnico e configuração. O processo envolve a activação da placa gráfica integrada na BIOS e a instalação dos controladores para as placas gráficas onboard e offboard. Uma vez que ambas as placas são reconhecidas pelo sistema, um software como o Optimus da NVIDIA ou o Hybrid Graphics da AMD pode ser usado para alternar entre elas, dependendo dos requisitos da aplicação.
Para saber qual é a placa de vídeo do seu computador, pode aceder ao Gestor de Dispositivos de um PC com Windows e expandir a secção Adaptadores de Ecrã. A placa de vídeo deve estar listada aí, juntamente com o seu modelo e fabricante. Num Mac, pode aceder à secção Acerca deste Mac no menu Apple e clicar no separador Gráficos para ver as informações da placa gráfica. Também pode utilizar software de terceiros, como o CPU-Z ou o GPU-Z, para obter informações mais detalhadas sobre a sua placa de vídeo.