Está cansado de alternar constantemente entre janelas no seu computador? Precisa de mais espaço no ecrã para trabalhar eficazmente? Se for esse o caso, talvez queira considerar a utilização de vários monitores. Ter dois ou mais ecrãs pode aumentar a sua produtividade e facilitar a execução de várias tarefas. No entanto, a configuração de vários monitores pode ser um pouco complicada, especialmente se não estiver familiarizado com o processo. Neste artigo, vamos responder a algumas perguntas comuns sobre a utilização simultânea de VGA e HDMI e mostrar-lhe como configurar vários monitores.
Posso utilizar VGA e HDMI ao mesmo tempo?
A resposta curta é “sim”. A maioria dos computadores modernos vem com várias saídas de vídeo, incluindo VGA e HDMI. Pode utilizar estas duas saídas em simultâneo para ligar dois monitores ao seu computador. No entanto, lembre-se de que o VGA é um sinal analógico, enquanto o HDMI é digital. Isto significa que o VGA pode não fornecer o mesmo nível de qualidade que o HDMI, especialmente se estiver a utilizar um monitor de alta resolução.
Como posso activar o monitor USB?
Alguns monitores vêm com uma porta USB que pode utilizar para ligar o computador. Isto é útil se não tiver uma porta VGA ou HDMI disponível ou se pretender adicionar um terceiro monitor. Para activar o monitor USB, é necessário instalar os controladores e o software necessários. A maioria dos fabricantes de monitores disponibiliza-os no respectivo sítio Web, pelo que se deve certificar de que os transfere antes de ligar o monitor.
É possível ligar o monitor à fonte de alimentação?
Sim, pode ligar o monitor à fonte de alimentação. A maioria dos monitores vem com um cabo de alimentação que pode ser utilizado para os ligar a uma tomada de parede. No entanto, alguns monitores também vêm com um cabo USB que pode ser utilizado para os alimentar. Se o seu monitor tiver uma porta USB, pode ligá-lo ao seu computador para o alimentar. Isto é útil se não tiver uma tomada eléctrica disponível ou se quiser reduzir a confusão.
Para que serve a porta USB do monitor?
A porta USB do monitor é utilizada para ligar o monitor ao computador. Isto é útil se pretender adicionar um terceiro monitor ou se não tiver uma porta VGA ou HDMI disponível. A porta USB do monitor funciona como um hub, permitindo-lhe ligar outros dispositivos USB ao computador.
Portanto, como configurar o monitor USB?
Para configurar um monitor USB, terá de seguir estes passos:
2. Ligar o monitor ao computador através de um cabo USB.
3. ligar o monitor e aguardar que seja detectado pelo computador.
4. Configurar as definições do monitor no sistema operativo.
5. Teste o monitor para se certificar de que está a funcionar correctamente.
Como posso trabalhar com dois ecrãs?
Depois de configurar os seus múltiplos monitores, terá de os configurar no seu sistema operativo. No Windows, pode fazê-lo indo às definições de visualização e seleccionando “Estender o ambiente de trabalho”. Isto permite-lhe utilizar ambos os ecrãs como um único ambiente de trabalho de grandes dimensões. Também pode optar por duplicar os seus ecrãs ou utilizar um como monitor principal e o outro como monitor secundário. Em qualquer caso, ter dois ecrãs facilitará o trabalho em vários projectos ao mesmo tempo e aumentará a sua produtividade.
A ligação a um vídeo sem fios requer normalmente um adaptador de ecrã sem fios ou um dispositivo compatível com Miracast. Pode ligar o seu computador ou dispositivo móvel ao adaptador ou dispositivo sem fios e, em seguida, o adaptador ou dispositivo apresentará o vídeo no seu televisor ou monitor. No entanto, se pretender utilizar VGA ou HDMI ao mesmo tempo, poderá ter de verificar se o adaptador ou dispositivo de ecrã sem fios suporta múltiplos ecrãs. Alguns adaptadores ou dispositivos podem suportar apenas um ecrã de cada vez.
Para duplicar o ecrã em vários monitores, terá de aceder às definições de visualização no seu computador e seleccionar a opção para duplicar o ecrã. Isto irá garantir que qualquer conteúdo apresentado no monitor principal é também apresentado no monitor secundário. Os passos específicos para duplicar o ecrã podem variar consoante o sistema operativo e o hardware, mas, geralmente, pode aceder às definições de visualização clicando com o botão direito do rato no ambiente de trabalho e seleccionando “Definições de visualização” ou “Resolução do ecrã”. A partir daí, pode seleccionar a opção para duplicar o ecrã.
Para trabalhar com duas janelas num computador portátil, pode utilizar a funcionalidade de ecrã dividido ou snap do Windows. Esta funcionalidade permite-lhe apresentar duas janelas lado a lado no ecrã. Para utilizar esta funcionalidade, basta arrastar uma janela para a margem esquerda ou direita do ecrã até que esta se encaixe no lugar. Em seguida, seleccione outra janela e arraste-a para o lado oposto do ecrã. As janelas serão automaticamente redimensionadas para se ajustarem lado a lado. Em alternativa, pode utilizar atalhos de teclado para activar a funcionalidade de ecrã dividido. No Windows 10, prima a tecla Windows + tecla de seta para a esquerda ou para a direita para encaixar uma janela no lado esquerdo ou direito do ecrã.