Se procura um ecrã maior para utilizar com o seu MacBook ou Mac mini, poderá estar a pensar se é possível utilizar um iMac como monitor. A resposta é sim, é possível, mas há algumas coisas que precisa de saber antes de começar.
Em primeiro lugar, nem todos os iMacs podem ser utilizados como monitores externos. Apenas os iMacs lançados em 2009 ou posteriormente podem ser utilizados como monitor para outro Mac. Além disso, tanto o iMac como o outro Mac têm de estar a executar o OS X Mavericks ou posterior e têm de ter uma porta Thunderbolt.
Para utilizar o iMac como monitor, é necessário um cabo Thunderbolt. Ligue uma extremidade do cabo à porta Thunderbolt do iMac e a outra extremidade à porta Thunderbolt do outro Mac. Em seguida, prima Command-F2 no teclado do iMac para entrar no modo de ecrã de destino. O iMac deverá agora funcionar como um monitor para o outro Mac.
Se pretender alterar a resolução do seu MacBook, pode fazê-lo acedendo a Preferências do sistema > Ecrãs. A partir daí, pode seleccionar a resolução que pretende utilizar. Tenha em atenção que a alteração da resolução pode afectar a nitidez e a qualidade do ecrã.
A configuração de um Mac mini é um pouco diferente da configuração de um MacBook. É necessário ligar o Mac mini a um monitor ou TV utilizando um cabo HDMI. Em seguida, ligue um teclado e um rato ao Mac mini. Depois de fazer isso, pode ligar o Mac mini e começar a configurá-lo.
Se pretender partilhar o ecrã do Mac numa TV LG, pode fazê-lo utilizando um cabo HDMI ou uma Apple TV. Para utilizar um cabo HDMI, basta ligar uma extremidade do cabo à porta HDMI do Mac e a outra extremidade à porta HDMI do televisor. Em seguida, mude a entrada do televisor para a porta HDMI à qual ligou o Mac. Para utilizar um Apple TV, ligue o Apple TV ao televisor e o Mac à mesma rede Wi-Fi. Em seguida, clique no ícone AirPlay no Mac e seleccione a Apple TV na lista de dispositivos disponíveis.
Se pretender espelhar o ecrã do Mac numa smart TV, pode fazê-lo utilizando uma Apple TV. Ligue a Apple TV à TV e o Mac à mesma rede Wi-Fi. Em seguida, clique no ícone AirPlay no Mac e seleccione a Apple TV na lista de dispositivos disponíveis. O ecrã do Mac deve agora ser espelhado no televisor.
Em conclusão, é possível utilizar um iMac como monitor, mas apenas para determinados iMacs e com determinados requisitos. A alteração da resolução do MacBook pode ser efectuada através das Preferências do sistema, enquanto a configuração de um Mac mini requer um monitor ou TV, teclado e rato. A partilha do ecrã do Mac num televisor LG pode ser efectuada através de HDMI ou da Apple TV, e o espelhamento do ecrã do Mac numa smart TV requer uma Apple TV.
Para evitar que o Mac hiberne quando fecha a tampa, pode aceder às Preferências do Sistema e, em seguida, à Poupança de Energia. A partir daí, pode ajustar as definições para que o Mac não entre em suspensão quando a tampa é fechada. Em “Bateria” e “Adaptador de corrente”, basta desmarcar a caixa junto a “Colocar os discos rígidos em suspensão quando possível” e “Permitir que o botão de alimentação coloque o computador em suspensão”.
Se pretender utilizar o iMac como monitor para o computador portátil e fechar a tampa sem o desligar, terá de ligar o computador portátil ao iMac utilizando um cabo Thunderbolt e ajustar as definições no computador portátil. Num MacBook, pode fazê-lo indo às Preferências do sistema, seleccionando Poupança de energia e ajustando as definições de “Quando fecho a tampa do meu Mac”. A partir daí, seleccione “Não fazer nada” para a energia da bateria e para o adaptador de alimentação. Isto permite-lhe fechar a tampa do computador portátil sem que este se desligue enquanto utiliza o iMac como monitor.
Thunderbolt é uma tecnologia de entrada/saída de alta velocidade desenvolvida pela Intel que permite a transferência rápida de dados entre dispositivos. As portas Thunderbolt encontram-se em muitos dispositivos Apple, incluindo iMacs, e podem ser utilizadas para ligar periféricos como discos rígidos externos, monitores e interfaces de áudio. Os cabos Thunderbolt também podem transportar energia, permitindo o carregamento de dispositivos.