…
Estes três argumentos devem ser interpretados:
- Pergunta.
- Resposta verdadeira.
- Resposta falsa.
O Excel é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a trabalhar com dados de muitas maneiras diferentes. Uma das características mais populares do Excel é a sua capacidade de efectuar testes lógicos. Um teste lógico é uma fórmula que devolve um valor VERDADEIRO ou FALSO com base numa comparação entre dois ou mais valores. Este artigo explorará os possíveis resultados de um teste lógico do Excel e como usar várias funções IF.
Resultados possíveis de um teste lógico do Excel Existem três resultados possíveis de um teste lógico do Excel: VERDADEIRO, FALSO ou um erro. Se a fórmula retornar VERDADEIRO, significa que a condição que está sendo testada é verdadeira. Se retornar FALSO, significa que a condição que está sendo testada é falsa. Se ocorrer um erro, isso geralmente significa que há um problema com a fórmula ou com os dados que estão sendo testados.
Como fazer o Excel ignorar células vazias Se estiver a trabalhar com um grande conjunto de dados, é comum haver células vazias. No entanto, o Excel considera as células vazias como tendo um valor de zero, o que pode afectar os resultados do seu teste lógico. Para fazer com que o Excel ignore as células vazias, pode utilizar a função IF com a função ISBLANK. Por exemplo, a fórmula =IF(ISBLANK(A1),””,A1+B1) retornará uma célula em branco se A1 estiver vazia.
Como usar várias funções IF O Excel tem várias funções IF diferentes que podem ser usadas para realizar testes lógicos. Elas incluem a função IF, a função IFERROR, a função IFNA e as funções IFAND e IFOR. A função IF é a mais básica e é usada para testar uma única condição. A função IFERROR é utilizada para tratar erros numa fórmula. A função IFNA é semelhante à função IFERROR, mas trata especificamente o erro #N/A. As funções IFAND e IFOR são utilizadas para testar várias condições.
Uma fórmula condicional no Excel é uma fórmula que executa cálculos diferentes com base em determinadas condições. Para criar uma fórmula condicional, é possível usar a função IF com um ou mais testes lógicos. Por exemplo, a fórmula =IF(A1>10, “Maior que 10”, “Menor ou igual a 10”) retornará “Maior que 10” se A1 for maior que 10 e “Menor ou igual a 10” se A1 for menor ou igual a 10.
Como preencher uma célula vazia no Excel Para preencher uma célula vazia no Excel, pode utilizar a função IF com a função ISBLANK. Por exemplo, a fórmula =IF(ISBLANK(A1), “N/A”,A1) retornará “N/A” se A1 estiver vazia.
Para juntar duas fórmulas IF no Excel, pode utilizar a função E ou OU. Por exemplo, a fórmula =IF(AND(A1>10,B1>5), “Ambas as condições são verdadeiras”, “Pelo menos uma condição é falsa”) retornará “Ambas as condições são verdadeiras” se A1 for maior que 10 e B1 for maior que 5, e “Pelo menos uma condição é falsa” se qualquer uma das condições for falsa.
Em conclusão, os testes lógicos do Excel são uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a trabalhar com dados de muitas maneiras diferentes. Ao compreender os possíveis resultados de um teste lógico e como utilizar várias funções IF, pode criar fórmulas complexas que efectuam cálculos com base em determinadas condições. Quer esteja a trabalhar com um conjunto de dados pequeno ou grande, o Excel tem muitas ferramentas que o podem ajudar a tirar o máximo partido dos seus dados.
No Excel, uma fórmula pode caber dentro de outra usando funções IF aninhadas. As funções IF aninhadas permitem-lhe testar várias condições e devolver valores diferentes com base nessas condições. A sintaxe de uma função IF aninhada é a seguinte:
=IF(condição1, valor_se_verdadeiro1,IF(condição2, valor_se_verdadeiro2, valor_se_falso2))
Neste exemplo, a segunda função IF está aninhada dentro da primeira função IF. O argumento valor_se_falso1 da primeira função IF é a segunda função IF, que testa uma segunda condição e retorna um valor com base nessa condição.
Para juntar o conteúdo de duas células no Excel, pode utilizar a função CONCATENAR ou o operador E comercial (&). Veja como:
1. Usando CONCATENAR:
– Digite =CONCATENAR(célula1, célula2) em uma nova célula.
– Substitua “cell1” e “cell2” pelas referências de células que pretende juntar.
– Prima Enter para visualizar o texto combinado.
2. Usando o operador e comercial (&):
– Digite =célula1&célula2 numa nova célula.
– Substitua “cell1” e “cell2” pelas referências de célula que pretende juntar.
– Prima Enter para visualizar o texto combinado.
Para efectuar a formatação condicional com duas condições no Excel, pode utilizar o operador “E” dentro da fórmula. Primeiro, seleccione as células às quais pretende aplicar a formatação. Em seguida, clique em “Formatação condicional” no separador “Página inicial” e seleccione “Nova regra”. Seleccione “Utilizar uma fórmula para determinar quais as células a formatar” e introduza a fórmula utilizando o operador “E” para especificar ambas as condições. Por exemplo, se pretender realçar as células que têm um valor superior a 10 e inferior a 20, a fórmula seria “=AND(A1>10,A1<20)". Por fim, seleccione o estilo de formatação que pretende aplicar às células e clique em "OK".