Se estiver a trabalhar num documento online, por exemplo, no OneDrive ou no SharePoint, também pode tentar recuperar o documento a partir daí. Basta iniciar sessão na plataforma online e ir para a pasta onde o documento foi guardado. Procure a opção “Histórico de versões” e seleccione-a. A partir daí, poderá ser possível restaurar uma versão anterior do documento.
Se não conseguir encontrar o documento através de nenhum destes métodos, é possível que nunca tenha sido guardado. Neste caso, pode tentar procurar o documento no seu computador. Aceda à barra de pesquisa do seu computador e escreva o nome do ficheiro ou uma palavra-chave do documento. Se o documento tiver sido guardado recentemente, deverá aparecer nos resultados da pesquisa.
Se ainda não conseguir encontrar o documento, pode tentar procurar ficheiros temporários. Os ficheiros temporários são criados pelo Word à medida que trabalha num documento e podem ainda estar armazenados no seu computador. Para ver os ficheiros temporários, abra o Explorador de Ficheiros e navegue até à pasta onde o documento foi guardado. A partir daí, clique no separador “Ver” e seleccione “Itens ocultos”. Procure quaisquer ficheiros que comecem por ” ~ ” ou tenham uma extensão .tmp. Estes podem ser ficheiros temporários que contêm o trabalho perdido.
Se estiver a tentar recuperar um documento do Word no telemóvel, poderá ter de verificar o caixote do lixo do Word. É aqui que os documentos eliminados são armazenados no telemóvel. Para aceder ao caixote do lixo do Word, abra a aplicação Word no telemóvel e clique nas três linhas horizontais no canto superior esquerdo. A partir daí, seleccione “Reciclagem” e procure o documento perdido.
Se nenhum destes métodos funcionar, poderá ser necessário utilizar uma ferramenta de recuperação de ficheiros de terceiros. Estes programas foram concebidos para procurar ficheiros apagados no computador ou no telemóvel e tentar recuperá-los. No entanto, estas ferramentas podem ser dispendiosas e nem sempre são bem sucedidas.
Em conclusão, a recuperação de um documento do Word não guardado pode ser uma tarefa difícil, mas existem vários métodos que pode experimentar. Desde a verificação de versões de gravação automática até à procura de ficheiros temporários, existem várias formas de recuperar o trabalho perdido. Se tudo o resto falhar, poderá ser necessário utilizar uma ferramenta de recuperação de ficheiros de terceiros. Lembre-se de guardar o seu trabalho com frequência e de fazer cópias de segurança dos seus ficheiros regularmente para evitar perder documentos importantes no futuro.
A localização da pasta de documentos pode variar consoante o sistema operativo e as preferências do utilizador. No entanto, em geral, a pasta de documentos predefinida para o Microsoft Word está normalmente localizada na pasta “Documentos” do utilizador.
Para limpar os ficheiros temporários do PC, pode seguir estes passos:
1. Abra o menu Iniciar e digite “Limpeza de disco” na barra de pesquisa.
2. Seleccione a unidade que pretende limpar e clique em “OK”.
3. aguarde que a ferramenta Limpeza de disco calcule o espaço que pode libertar no disco rígido.
Marque as caixas junto a “Ficheiros temporários” e quaisquer outros tipos de ficheiros que pretenda eliminar.
5. Clique em “OK” e depois em “Apagar ficheiros” para confirmar a eliminação dos ficheiros seleccionados.
Também pode utilizar software de terceiros, como o CCleaner, para limpar ficheiros temporários no seu PC. No entanto, tenha cuidado ao utilizar software de terceiros e certifique-se de que o descarrega de uma fonte respeitável.
Para apagar ficheiros da pasta temporária, pode seguir estes passos:
1. Pressione a tecla Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar.
2. Escreva “%temp%” e prima Enter. Isto irá abrir a pasta Temp.
3. seleccione os ficheiros que pretende eliminar.
Prima a tecla Delete do teclado ou clique com o botão direito do rato e seleccione Delete.
5. se lhe for pedido, confirme que pretende apagar os ficheiros.
6. Feche a pasta Temp.
Nota: Tenha cuidado ao eliminar ficheiros da pasta Temp, pois alguns deles podem estar a ser utilizados por programas em execução e a sua eliminação pode provocar o mau funcionamento desses programas.