Aconteceu com os melhores de nós. Está a trabalhar num documento do Word há horas, talvez até dias, mas o programa falha ou o computador desliga-se inesperadamente. O pânico instala-se quando se apercebe que nunca guardou o seu trabalho. Mas não se preocupe, existem várias maneiras de recuperar o trabalho não salvo do Word.
Primeiro, vamos começar com a solução mais simples. No Word, clique no separador “Ficheiro” e, em seguida, seleccione “Informações”. Em “Gerir documento”, clique em “Recuperar documentos não guardados”. Aqui, verá uma lista de documentos não guardados. Clique no que pretende recuperar e voilá! O seu trabalho não guardado está de volta.
Mas e se não estiver a utilizar uma versão desktop do Word? É possível recuperar um documento não guardado na mesma? A resposta é sim. Se estiver a utilizar o Office Online, aceda ao separador “Ficheiro”, clique em “Informações” e seleccione “Histórico de versões”. Aqui, verá as diferentes versões do seu documento, incluindo rascunhos não guardados. Clique na versão que pretende recuperar e esta será aberta num novo separador.
Se nenhuma destas opções funcionar, pode tentar recuperar o trabalho não guardado localizando e visualizando ficheiros temporários. Para tal, aceda ao “Explorador de ficheiros” e navegue até à seguinte localização: C:UsersusernameAppDataLocalMicrosoftOfficeUnsavedFiles. Aqui, verá uma lista de documentos não guardados. Clique duas vezes no que deseja recuperar e ele será aberto no Word.
Mas e se apagou acidentalmente um ficheiro da pasta Temp? Não se preocupe; ainda pode ser possível recuperá-lo. Pode utilizar uma ferramenta de recuperação de dados de terceiros, como o Recuva ou o EaseUS Data Recovery Wizard, para analisar o seu computador em busca de ficheiros eliminados. Lembre-se de que quanto mais cedo analisar o seu computador, maiores serão as hipóteses de recuperar o ficheiro.
Por último, se pretender alterar o tempo de gravação automática do Word, pode fazê-lo indo a “Ficheiro”, “Opções” e depois “Guardar”. Aqui, pode alterar o tempo de salvamento automático de cada 10 minutos para um intervalo de tempo diferente, dependendo da sua preferência.
Em conclusão, a perda de um trabalho não guardado pode ser uma experiência stressante, mas com estas sugestões, pode recuperar o documento perdido e continuar a trabalhar. Lembre-se de guardar o seu trabalho com frequência e considere a possibilidade de definir um tempo de gravação automática mais curto para evitar a perda de trabalho no futuro.
Depende do tipo de telemóvel que possui e se tem ou não uma cópia de segurança das suas mensagens. Se tiver um iPhone, pode recuperar as mensagens eliminadas a partir de uma cópia de segurança do iCloud ou do iTunes. Se tiver um telemóvel Android, pode tentar utilizar uma aplicação de terceiros concebida para a recuperação de mensagens. No entanto, se não tiver uma cópia de segurança ou se as mensagens tiverem sido substituídas, poderá ser impossível recuperá-las.
Depois, os ficheiros temporários do Word são normalmente armazenados na pasta AutoRecuperação do disco rígido do seu computador. A localização exacta da pasta AutoRecuperação pode variar consoante a versão do Microsoft Word e o sistema operativo que está a utilizar. No entanto, normalmente pode encontrá-la procurando por “AutoRecuperação” no seu explorador de ficheiros ou verificando as preferências ou definições no Microsoft Word.