…
Telefônica Brasil | |
---|---|
Proprietário(s) | Telefónica |
Presidente | Christian Gebara |
Empregados | 34.000 |
Produtos | Telefonia móvel Telefonia fixa Banda larga Televisão por assinatura Portal de internet BPO |
A Telefonica é uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, com operações em mais de 15 países. No entanto, a questão de saber quem é o proprietário da Telefonica é complexa, uma vez que a empresa passou por inúmeras mudanças e fusões ao longo da sua história.
Nos seus primórdios, a Telefonica era uma empresa pública em Espanha, fundada em 1924 como Compañía Telefónica Nacional de España (CTNE). Permaneceu sob o controlo do Estado até à década de 1990, altura em que foi privatizada e vendida a investidores privados. Actualmente, a Telefonica é uma empresa de capital aberto, com acções disponíveis em várias bolsas de valores em todo o mundo.
A história da Telefonica no Brasil remonta à década de 1990, quando adquiriu a Telesp, a companhia telefónica estatal de São Paulo. Esta aquisição fez da Telefonica a maior empresa de telecomunicações do Brasil, tendo desde então expandido as suas operações para incluir serviços móveis e de Internet. Actualmente, a Telefonica Brasil é um dos maiores fornecedores de telecomunicações do país, com milhões de clientes em todo o território nacional.
Mas o alcance da Telefonica vai muito além do Brasil. A empresa tem operações em mais de 15 países da Europa, América Latina e Ásia. É particularmente forte no mundo de língua espanhola, com operações significativas em Espanha, México, Argentina e Chile.
O que aconteceu à empresa telefónica? Em suma, a Telefonica evoluiu ao longo dos anos para se tornar um gigante mundial das telecomunicações. Desde o seu humilde início como empresa estatal em Espanha, cresceu através de aquisições e fusões para se tornar uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo.
As origens da Telefonica remontam ao final do século XIX, quando foram criadas as primeiras redes telefónicas em Espanha. Em 1924, o governo espanhol criou o CTNE para assumir o controlo das infra-estruturas de telecomunicações do país. Durante as décadas seguintes, o CTNE expandiu as suas operações e tornou-se um dos principais intervenientes no sector das telecomunicações.
Contudo, na década de 1990, o Governo espanhol começou a privatizar muitas empresas públicas, incluindo a CTNE. A Telefonica foi criada em 1997, quando um consórcio de investidores privados adquiriu a empresa. Desde então, a Telefonica tem continuado a crescer e a expandir as suas operações, tanto através de crescimento orgânico como de aquisições estratégicas.
Actualmente, a Telefonica é um dos principais intervenientes no sector das telecomunicações, com operações em mais de 15 países em todo o mundo. Embora possa ter começado como uma empresa estatal em Espanha, desde então evoluiu para um gigante global das telecomunicações, com uma gama diversificada de serviços e operações. E no Brasil, a Telefonica continua a ser um dos principais intervenientes no mercado de telecomunicações do país, com milhões de clientes a confiarem nos seus serviços todos os dias.
A Vivo é uma subsidiária da Telefonica e opera no Brasil.
Peço desculpa, mas o artigo “Quem é o dono da companhia telefónica? Um olhar sobre a Telefonica e sua história” não fornece informações sobre quanto custava uma linha telefónica em 1980.
O artigo “Quem é o dono da companhia telefónica? Um olhar sobre a Telefonica e sua história” não traz informações sobre o ano específico em que o telefone fixo surgiu no Brasil.