A resposta é que depende do que pretende fazer com o ficheiro. Se pretender apenas visualizar a imagem, a aplicação integrada Fotos no Windows ou a aplicação Pré-visualização no Mac podem abrir ficheiros TIFF. Também pode utilizar software de edição de imagem popular, como o Adobe Photoshop, o GIMP ou o Paint.NET, para abrir e editar ficheiros TIFF.
Em contrapartida, os ficheiros JPG e PDF são mais utilizados e podem ser abertos por um maior número de aplicações. Os ficheiros JPG são ficheiros de imagem comprimidos que são normalmente utilizados para gráficos e fotografias da Web. Os ficheiros PDF, por outro lado, são documentos que podem conter texto, imagens e outros elementos. São normalmente utilizados para partilhar e imprimir documentos.
PNG, ou Portable Network Graphics, é outro formato de imagem popular utilizado para gráficos da Web e outras imagens digitais. Tal como o TIFF, suporta transparência e pode ser utilizado para imagens de alta qualidade. No entanto, não é tão amplamente utilizado como os ficheiros JPG ou PDF.
Se precisar de converter um ficheiro TIFF para um formato diferente, existem vários conversores online e programas de software que o podem fazer. Basta procurar “conversor de TIFF para PNG” ou “conversor de TIFF para JPG” e encontrará uma variedade de opções.
Para abrir um ficheiro TIFF no Photoshop, basta ir a Ficheiro > Abrir e seleccionar o ficheiro TIFF que pretende abrir. Pode então editar a imagem como faria normalmente no Photoshop. Tenha em atenção que os ficheiros TIFF podem ser bastante grandes e podem demorar mais tempo a abrir e a editar do que outros formatos de imagem.
Em conclusão, embora nem todas as aplicações possam abrir ficheiros TIFF, existem várias opções disponíveis, dependendo do que pretende fazer com o ficheiro. Quer necessite de visualizar, editar ou converter o ficheiro, existem muitas aplicações e ferramentas que o podem ajudar a realizar a sua tarefa.
Para guardar uma imagem em formato JPEG, pode utilizar vários softwares de edição de imagem, como o Adobe Photoshop, o GIMP ou o PaintShop Pro. Basta abrir a imagem no software, seleccionar “Guardar como” ou “Exportar”, escolher JPEG como formato de ficheiro e ajustar as definições de qualidade, se necessário, antes de guardar o ficheiro.
Os formatos de ficheiro mais comuns para máquinas de bordar são DST, PES e JEF.
Para utilizar ficheiros PSD no Lightroom, basta importá-los para o seu catálogo do Lightroom como qualquer outro ficheiro de imagem. Uma vez importado, é possível editar o arquivo PSD no módulo Revelação do Lightroom, que permite ajustes não destrutivos na imagem. Lembre-se de que alguns recursos do PSD podem não ser totalmente suportados no Lightroom, portanto, é melhor verificar a compatibilidade do arquivo PSD específico com o qual você está trabalhando.