A partir de Janeiro de 2021, apenas alguns navegadores ainda suportam o Flash Player. Estes incluem o Internet Explorer, o Safari e o Firefox. No entanto, mesmo estes navegadores deixarão de suportar o Flash Player em breve. O Internet Explorer deixará de suportar o Flash Player após Junho de 2021, enquanto o Firefox e o Safari deixarão de o suportar no final de 2020.
Se precisar de aceder a sites que utilizam o Flash Player, existem algumas soluções alternativas. Uma opção é utilizar um browser que ainda suporte o Flash Player. Outra opção é activar o Flash Player nas definições do seu browser. No entanto, isto não é recomendado, uma vez que pode representar um risco de segurança e alguns sites podem não funcionar correctamente.
Se estiver a utilizar o Google Chrome, que já não suporta o Flash Player, pode estar a perguntar-se o que o substitui. A resposta é HTML5. O HTML5 é um padrão Web moderno que substitui o Flash Player como a principal tecnologia para conteúdos multimédia na Internet. A maioria dos sítios Web já fez a transição para o HTML5, pelo que não deverá encontrar muitos problemas durante a navegação.
Para os utilizadores de Android, a situação é um pouco diferente. Os dispositivos Android já não suportam o Flash Player e não existe uma solução oficial para aceder a conteúdos Flash no telemóvel. No entanto, existem alguns navegadores de terceiros disponíveis na Google Play Store que ainda suportam o Flash Player, como o Puffin Browser e o Dolphin Browser.
Então, o que faz exactamente o Adobe Flash Player? O Flash Player é uma plataforma multimédia que permite aos programadores criar conteúdos interactivos, animações e vídeos que podem ser reproduzidos na Web. Já foi muito utilizado na Internet, mas devido a vulnerabilidades de segurança e à ascensão do HTML5, tornou-se menos popular.
Se quiser instalar o HTML5, a boa notícia é que não precisa de descarregar nada. O HTML5 está incorporado nos browsers modernos, como o Chrome, o Firefox e o Safari. Se tiver um navegador mais antigo, poderá ter de actualizar para uma versão mais recente para aceder a conteúdos HTML5.
Em conclusão, o Adobe Flash Player já não é suportado pela maioria dos browsers e está a ser substituído pelo HTML5 como a principal tecnologia para conteúdos multimédia na Internet. Se precisar de aceder a sites que ainda utilizam o Flash Player, pode utilizar um browser que ainda o suporte ou activar o Flash Player nas definições do browser. No entanto, isto não é recomendado devido a riscos de segurança. Os utilizadores do Android podem utilizar navegadores de terceiros que ainda suportam o Flash Player. O HTML5 está integrado nos browsers modernos, pelo que não é necessário instalar nada para aceder a conteúdos HTML5.
Para aceder a versões antigas de sítios Web, pode utilizar o sítio Web Wayback Machine. Trata-se de um arquivo da Internet que permite visualizar os sítios Web tal como eram no passado. Basta introduzir o URL do sítio Web que pretende visualizar e seleccionar uma data no calendário para ver a versão arquivada do sítio Web a partir dessa data. No entanto, tenha em atenção que nem todos os sítios Web são arquivados e alguns podem ter arquivos incompletos.
A activação do Flash Player num browser depende do browser específico que está a utilizar. Aqui estão as etapas gerais para ativar o Flash Player nos navegadores mais comuns:
1. Google Chrome: Clique nos três pontos no canto superior direito, seleccione Definições, desloque-se para baixo e clique em Avançadas, depois clique em Definições de conteúdo em Privacidade e segurança e, por fim, clique em Flash. Em seguida, alterne a opção de “Bloqueado” para “Perguntar primeiro”.
2. Mozilla Firefox: Clique nas três linhas no canto superior direito, seleccione Add-ons, clique em Plugins e, em seguida, altere o menu pendente junto ao Shockwave Flash para “Activar sempre”.
Microsoft Edge: Clique nos três pontos no canto superior direito, seleccione Definições, desloque-se para baixo e clique em Definições avançadas e, em seguida, altere o interruptor junto a Utilizar o Adobe Flash Player de “Desligado” para “Ligado”.
4. Safari: Clique em Safari no canto superior esquerdo, seleccione Preferências, clique no separador Segurança e, em seguida, clique no botão Gerir definições do site junto a Plug-ins da Internet. Em seguida, seleccione Adobe Flash Player na lista e opte por permitir.
Note que o Flash Player está a ser eliminado gradualmente e não será suportado após Dezembro de 2020.
Para converter um site em Flash para HTML5, pode utilizar várias ferramentas de conversão disponíveis online, como o Adobe Animate CC, o Google Swiffy e o Wallaby. Também pode converter manualmente o site em Flash reescrevendo o código em HTML5, CSS e JavaScript. No entanto, o processo de conversão pode variar consoante a complexidade do site e os recursos disponíveis. Recomenda-se a consulta de um programador ou designer Web para um processo de conversão suave e eficiente.