O HTTP é o protocolo padrão utilizado para a transferência de dados através da Internet. É um protocolo de texto simples, o que significa que os dados que estão a ser transferidos não são encriptados. Isto facilita a intercepção dos dados pelos piratas informáticos e o roubo de informações sensíveis, como palavras-passe e detalhes de cartões de crédito. Por outro lado, o HTTPS é uma versão segura do HTTP. Utiliza a encriptação SSL/TLS para proteger os dados que estão a ser transferidos entre o servidor Web e o browser.
Para forçar o HTTPS no WordPress, pode usar um plugin chamado Really Simple SSL. Este plugin detecta automaticamente as suas definições e configura o seu sítio Web para funcionar em HTTPS. Também corrige quaisquer problemas relacionados com erros de conteúdo misto que possam ocorrer quando migra o seu sítio Web de HTTP para HTTPS.
Para a Locaweb, forçar o HTTPS pode ajudar a melhorar a segurança do seu sítio Web e a proteger as informações sensíveis dos seus clientes. Também ajuda a criar confiança junto dos clientes, que sabem que os seus dados estão a ser transferidos em segurança.
Se se deparar com problemas relacionados com o HTTPS, há várias formas de os resolver. Em primeiro lugar, pode verificar se o seu certificado SSL é válido e está actualizado. Em segundo lugar, pode verificar se o seu servidor está correctamente configurado para suportar HTTPS. Por último, pode verificar se existem erros de conteúdo misto no seu sítio Web.
Para libertar o SSL, é necessário contactar o seu fornecedor de SSL e pedir-lhe que revogue o certificado SSL. Isto pode ser feito se suspeitar que o seu certificado SSL foi comprometido ou se já não precisar dele.
Para limpar a cache SSL do Chrome, tem de ir às definições do Chrome e clicar no separador “Privacidade e segurança”. Neste separador, clique em “Limpar dados de navegação” e seleccione “Imagens e ficheiros em cache” e “Cookies e outros dados do site”. Clique em “Limpar dados” para limpar a cache SSL do seu navegador Chrome.
Em conclusão, o HTTPS é uma versão segura do HTTP que utiliza a encriptação SSL/TLS para proteger os dados que estão a ser transferidos entre o servidor Web e o navegador. Forçar o HTTPS no WordPress pode ser feito usando um plugin chamado Really Simple SSL, e ajuda a melhorar a segurança do seu site. A Locaweb pode beneficiar do facto de forçar o HTTPS, uma vez que ajuda a proteger as informações sensíveis dos seus clientes e a criar confiança. Se encontrar algum problema relacionado com o HTTPS, há várias formas de o resolver, como verificar o seu certificado SSL, a configuração do servidor e erros de conteúdo misto. Por fim, para libertar o SSL, é necessário contactar o fornecedor de SSL e, para limpar a cache SSL do Chrome, é necessário limpar os dados do navegador.
A activação do HTTP depende do que pretende fazer com ele. Se pretender activar o HTTP num servidor Web, terá de configurar o software do servidor para escutar na porta HTTP (normalmente a porta 80) e servir páginas Web. No entanto, vale a pena notar que o HTTPS é um protocolo mais seguro e é recomendado para a maioria dos aplicativos da web, portanto, habilitar o HTTP geralmente não é recomendado, a menos que você tenha um motivo específico para fazê-lo.
O SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo utilizado para estabelecer uma ligação segura e encriptada entre um navegador Web e um servidor Web. Para implementar o SSL, o proprietário de um sítio Web tem de comprar um certificado SSL a uma Autoridade de Certificação (CA) de confiança e instalá-lo no seu servidor Web. Uma vez instalado, o certificado SSL activa o protocolo HTTPS no sítio Web, que encripta todos os dados em trânsito e fornece uma ligação segura entre o navegador Web do utilizador e o servidor Web. Além disso, o certificado SSL fornece autenticação, garantindo que o site é legítimo e não um site fraudulento que tenta roubar dados do utilizador.
Para aceder ao SSL, é necessário visitar um sítio Web que utilize HTTPS em vez de HTTP. O “S” em HTTPS significa “Seguro” e indica que o sítio Web tem um certificado SSL (Secure Sockets Layer) instalado. Este certificado encripta os dados trocados entre o seu browser e o sítio Web, tornando-o mais seguro e protegendo-o de potenciais hackers. Assim, basta escrever “https://” antes do endereço do sítio Web na barra de endereços do seu navegador para aceder a um sítio Web seguro com encriptação SSL.