As portas lógicas são os blocos de construção básicos da electrónica digital. Elas são usadas para realizar operações lógicas em uma ou mais entradas binárias para produzir uma única saída binária. Existem vários tipos de portas lógicas, incluindo AND, OR, NOT, XOR e NAND. Cada porta tem uma função única e pode ser combinada para criar circuitos complexos que realizam tarefas específicas.
A porta lógica que só produz 0 quando todas as entradas são 0 é a porta NAND. NAND significa NOT-AND, o que significa que é a combinação das portas NOT e AND. A porta NAND tem duas ou mais entradas e uma saída. Produz uma saída baixa apenas quando todas as entradas são altas, e uma saída alta para todas as outras combinações de entrada.
Uma das utilizações mais comuns da porta AND é combinar duas ou mais entradas para criar uma única saída. É utilizada em circuitos digitais para verificar se duas ou mais condições são verdadeiras ao mesmo tempo. Por exemplo, uma porta AND pode ser utilizada num sistema de segurança para verificar se uma palavra-passe e um cartão de segurança são apresentados antes de permitir o acesso a uma área restrita.
A função lógica que assume 1 quando todas as variáveis são 1 e 0 caso contrário é a função AND. É representada pelo símbolo “∧” e também é conhecida como conjunção. A expressão booleana para a função AND é:
A porta NAND é uma porta universal, o que significa que pode ser utilizada para implementar qualquer função booleana. Pode ser usada para substituir qualquer outra porta num circuito, incluindo as portas AND, OR e NOT. Isto torna-a uma ferramenta valiosa para os projectistas de circuitos digitais, uma vez que lhes permite simplificar os seus projectos e reduzir o número de portas necessárias.
Em conclusão, a porta lógica que produz 0 apenas quando todas as entradas são 0 é a porta NAND. É uma combinação das portas NOT e AND e é utilizada em circuitos digitais para efectuar operações lógicas. A porta AND é utilizada para combinar duas ou mais entradas para criar uma única saída, e é representada pelo símbolo “∧”. A porta NAND é uma porta universal e pode ser usada para implementar qualquer função booleana.
A saída de uma porta AND é de nível alto apenas quando todas as suas entradas são de nível alto.
Para fazer uma porta XNOR, você pode usar duas portas NOT, duas portas AND e uma porta OR. Ligue as duas entradas à entrada das duas portas NOT e, em seguida, ligue as saídas das portas NOT à entrada das portas AND. Ligue as duas entradas directamente à segunda entrada das duas portas AND. Finalmente, ligue as saídas das duas portas AND à entrada da porta OR. A saída da porta OR será a saída da porta XNOR.
Para encriptar uma mensagem com XOR, pode utilizar uma chave que consiste numa série de bits. Em seguida, aplica-se a operação XOR entre cada bit da mensagem e o bit correspondente da chave. Isto produz uma nova série de bits, que é a mensagem encriptada. Para desencriptar a mensagem, basta aplicar a operação XOR entre cada bit da mensagem encriptada e o bit correspondente da chave.