A Microsoft Corporation, criadora do Windows, foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen. O primeiro sistema operativo da Microsoft, o MS-DOS, foi lançado em 1981 e era utilizado principalmente em computadores pessoais compatíveis com a IBM. Em 1985, a Microsoft lançou a primeira versão do Windows, que foi concebida como uma interface gráfica do utilizador (GUI) para o MS-DOS. Esta primeira versão do Windows exigia uma instalação no disco rígido e era conhecida como Windows 1.0.
Desde então, a Microsoft lançou muitas versões do Windows, com cada nova versão a oferecer funcionalidades e capacidades melhoradas. A ordem pela qual o Windows foi lançado é a seguinte: Windows 1.0 (1985), Windows 2.0 (1987), Windows 3.0 (1990), Windows 95 (1995), Windows 98 (1998), Windows 2000 (2000), Windows XP (2001), Windows Vista (2006), Windows 7 (2009), Windows 8 (2012) e Windows 10 (2015). O Windows 10 é a versão mais recente do sistema operativo e é actualmente utilizado por mais de mil milhões de dispositivos em todo o mundo.
A Microsoft é a empresa proprietária do sistema operativo Windows. Também é responsável pelo desenvolvimento de outros programas de software populares, como o Microsoft Office, o Internet Explorer e o Microsoft Edge. O sucesso da Microsoft com o Windows permitiu-lhe tornar-se uma das maiores e mais rentáveis empresas do mundo.
A linguagem do sistema operativo Windows é principalmente escrita em C e C++, com algumas partes do sistema escritas em linguagem Assembly. O código-fonte do Windows não está disponível ao público e apenas os programadores que assinaram um acordo de não divulgação com a Microsoft têm acesso ao mesmo.
Em conclusão, o Windows é o sistema operativo mais utilizado no mundo devido à sua facilidade de utilização, versatilidade e compatibilidade com uma vasta gama de software. A Microsoft, criadora e proprietária do Windows, tem lançado muitas versões do sistema operativo ao longo dos anos, com cada nova versão a oferecer características e capacidades melhoradas. A linguagem do sistema operativo é escrita principalmente em C e C++, com algumas partes do sistema escritas em linguagem Assembly.
O número exacto de linhas de código no Windows não é divulgado publicamente pela Microsoft. No entanto, estima-se que o sistema operativo Windows 10 contenha mais de 50 milhões de linhas de código.
O idioma do Windows 10 pode ser definido para vários idiomas, incluindo inglês, espanhol, francês, alemão, chinês, japonês e muitos outros. Foi concebido para suportar vários idiomas para satisfazer um público global. O idioma padrão do Windows 10 depende da região em que está instalado, mas pode ser facilmente alterado nas configurações.
O actual proprietário da Microsoft é o co-fundador da empresa, Bill Gates e a sua esposa Melinda Gates, através da sua fundação, a Bill & Melinda Gates Foundation. No entanto, Bill Gates deixou o cargo de director executivo da Microsoft em 2000 e de presidente do conselho de administração em 2014. O actual director executivo da Microsoft é Satya Nadella.