A razão para esta discrepância tem origem no sistema binário que os computadores utilizam para processar e armazenar dados. Em binário, o número 2 é fundamental e todos os números são representados como combinações de 0 e 1. Isto significa que o número de valores que podem ser representados com 8 bits (1 byte) é 2 elevado à potência de 8, ou seja, 256.
Um kilobyte é definido como 1024 bytes, o que é igual a 2 elevado a 10. É por isso que 1K em computação é igual a 1024 e não a 1000. Da mesma forma, um megabyte (MB) é igual a 1024 kilobytes, ou 2 elevado a 20, e um gigabyte (GB) é igual a 1024 megabytes, ou 2 elevado a 30.
A unidade de informação que consiste em 8 bits é conhecida como byte. Os bytes são utilizados para representar caracteres, números e outros dados em computação. O acrónimo KB significa kilobyte, que é igual a 1024 bytes. Esta unidade é normalmente utilizada para medir o tamanho de ficheiros, tais como documentos, imagens e vídeos.
Os dados electrónicos são representados como bits no processamento informático e na transmissão de dados porque são mais eficientes e fiáveis do que os sinais analógicos. Os bits são menos susceptíveis a interferências e podem ser transmitidos a longas distâncias sem perderem a sua integridade. Além disso, os bits podem ser facilmente manipulados por processadores informáticos, o que os torna ideais para armazenar e processar dados.
Em conclusão, a razão pela qual 1K em computação não é exactamente igual a 1000 deve-se ao sistema binário utilizado nos computadores. Um kilobyte é igual a 1024 bytes, que é 2 elevado à potência de 10. A unidade de informação que consiste em 8 bits é um byte, e KB significa kilobyte. Os dados electrónicos são representados como bits no processamento informático e na transmissão de dados devido à sua eficiência e fiabilidade. MB e GB são unidades de medida maiores que também se baseiam no sistema binário utilizado na computação.
Existem 1.048.576 bytes num megabyte. Isto porque, em informática, um megabyte é definido como 2^20 bytes, o que equivale a 1.048.576 bytes.
Em computação, 1 byte é igual a 8 bits e pode representar 256 valores diferentes. Isto deve-se ao facto de cada bit poder ser um 1 ou um 0, o que resulta em 2 valores possíveis. Com 8 bits, há 2 à potência de 8 combinações possíveis, o que é igual a 256. Portanto, um único byte pode representar 256 valores diferentes, de 0 a 255.
O maior byte é 1.024 bytes, também conhecido como kilobyte (KB), e não 1.000 bytes como seria se seguíssemos o sistema decimal. Isto deve-se ao facto de os computadores utilizarem o sistema binário (base 2) em vez do decimal (base 10) para representar dados, o que resulta na necessidade de unidades de medida maiores, que são potências de 2 em vez de 10.