Uma razão comum para este problema são os danos físicos no teclado. Se o teclado tiver sofrido uma queda, uma pancada ou tiver sido exposto a água ou a outros líquidos, pode fazer com que algumas teclas deixem de funcionar. Outra razão possível é o facto de as teclas estarem gastas após uma utilização prolongada. Nestes casos, a única solução é substituir o teclado.
Outra causa de teclas não funcionais são os problemas relacionados com o software. Por vezes, uma falha de software pode fazer com que determinadas teclas deixem de funcionar. Nesses casos, reiniciar o computador ou actualizar o sistema operativo pode ajudar a resolver o problema.
Além disso, algumas teclas do teclado podem não funcionar porque não são caracteres alfanuméricos. Os caracteres alfanuméricos são letras, números e alguns símbolos que podem ser utilizados para introduzir texto ou comandos. Os caracteres não alfanuméricos, por outro lado, são teclas que executam funções específicas, como as teclas F1-F12, as teclas de seta e as teclas de função. Estas teclas podem necessitar de software ou controladores específicos para funcionarem correctamente.
Para utilizar o teclado alfanumérico, basta premir as teclas correspondentes à letra ou ao número que pretende introduzir. No entanto, para utilizar teclas não alfanuméricas, poderá ser necessário manter premida a tecla Fn ou a tecla Alt enquanto prime a tecla pretendida.
Se as teclas superiores do teclado não estiverem a funcionar, pode ser porque a função Num Lock está desactivada. O Num Lock é uma função que permite ao utilizador utilizar o teclado numérico do teclado. Para activar o Num Lock, prima a tecla Num Lock no teclado. Esta tecla está normalmente localizada no canto superior esquerdo do teclado numérico.
Por fim, para ativar o teclado do notebook no Windows 10, siga estas etapas:
1. Clique no botão Iniciar e vá para Configurações.
2. Clique em Dispositivos e, em seguida, selecione Digitação.
3. role para baixo e clique no botão de alternância rotulado “Usar o teclado na tela”.
Em conclusão, existem várias razões pelas quais algumas teclas do teclado podem não funcionar, incluindo danos físicos, problemas relacionados com o software e caracteres não alfanuméricos. Para utilizar o teclado alfanumérico, basta premir as teclas correspondentes, enquanto as teclas não alfanuméricas podem necessitar de software ou controladores específicos. Poderá também ser necessário activar o Num Lock para utilizar as teclas superiores do teclado. Por fim, a ativação do teclado do notebook no Windows 10 pode ser feita através do menu de configurações.
Para desbloquear o teclado numérico de um notebook Samsung, pode pressionar a tecla Num Lock, que geralmente está localizada na linha superior do teclado. Se isto não funcionar, pode tentar premir a tecla Fn e a tecla Num Lock em simultâneo. Se continuar a ter problemas, pode tentar verificar as definições do teclado no Painel de Controlo para garantir que a função Num Lock está activada.
Para activar e desactivar o teclado do computador portátil, pode tentar os seguintes passos:
1. Prima a tecla Windows + X no seu teclado e seleccione Gestor de Dispositivos no menu.
2. Expanda a categoria Teclados e clique com o botão direito do rato no controlador do teclado.
3. seleccione Desactivar dispositivo para desactivar o teclado.
Para activar novamente o teclado, clique com o botão direito do rato no controlador do teclado e seleccione Activar dispositivo.
Em alternativa, também pode tentar premir a tecla Fn e a tecla de função correspondente (normalmente F1-F12) no teclado para o activar ou desactivar. A tecla de função específica pode variar consoante o modelo e o fabricante do computador portátil.
Para activar o teclado virtual, pode normalmente encontrá-lo nas definições de acessibilidade do seu dispositivo. Num computador Windows, por exemplo, pode aceder ao menu Iniciar, seleccionar “Definições” > “Facilidade de acesso” > “Teclado” e activar a opção “Utilizar o teclado no ecrã”. Num Mac, pode aceder ao menu Apple, seleccionar “Preferências do Sistema” > “Teclado” > “Teclado” e seleccionar a opção “Mostrar visualizadores de teclado e emoji na barra de menus”. Quando o teclado virtual estiver activado, pode utilizá-lo para escrever utilizando o rato ou o ecrã táctil.