Construir um PC pode parecer uma tarefa assustadora, especialmente se você não estiver familiarizado com o funcionamento interno de um computador. No entanto, com um pouco de pesquisa e os componentes certos, montar um PC pode ser uma experiência gratificante. Um dos principais componentes necessários é um armário ATX, que aloja todos os outros componentes que constituem o computador. Então, quais são exactamente os principais componentes de um armário ATX?
Placa-mãe A placa-mãe é a placa de circuito principal do computador e é responsável pela ligação de todos os outros componentes. Normalmente, está localizada na parte inferior do armário ATX e é fixada com parafusos. A placa-mãe determina o tipo de processador, RAM e placa gráfica que pode utilizar.
Fonte de alimentação
A fonte de alimentação é responsável pela conversão da energia CA da tomada eléctrica em energia CC que o computador pode utilizar. Normalmente, está localizada na parte superior do gabinete ATX e é fixada com parafusos. A fonte de alimentação liga-se à placa-mãe e fornece energia a todos os outros componentes do computador.
Processador O processador, também conhecido como CPU, é responsável por executar instruções e efectuar cálculos. Normalmente, está localizado no meio da placa-mãe e é fixado com um grampo. O processador determina a rapidez com que o computador pode executar tarefas e é um dos componentes mais importantes para os jogos.
RAM A RAM, ou memória de acesso aleatório, é responsável pelo armazenamento dos dados que o computador está a utilizar activamente. Normalmente, está localizada perto do processador na placa-mãe e é fixada com clipes. Quanto mais RAM tiver, mais programas e aplicações pode executar em simultâneo.
Placa gráfica
A placa gráfica, também conhecida como GPU, é responsável pela renderização de imagens e vídeos. Normalmente, está localizada na parte superior ou central da placa-mãe e é fixada com um grampo. A placa gráfica determina o grau de fluidez com que o computador pode executar jogos e outras aplicações com utilização intensiva de gráficos.
Para além destes componentes, é também necessário um disco rígido ou uma unidade de estado sólido para armazenamento, bem como um sistema de arrefecimento para evitar o sobreaquecimento dos componentes. Juntar todos estes componentes pode parecer complicado no início, mas com um pouco de paciência e os recursos certos, pode construir um PC personalizado que satisfaça as suas necessidades específicas.
O que é necessário para montar um PC?
Para montar um PC, são necessários alguns componentes essenciais:
– Um gabinete ATX
– Uma placa-mãe
– Um processador (CPU)
– RAM
– Uma placa gráfica (GPU)
– Uma fonte de alimentação
– Um disco rígido ou unidade de estado sólido (SSD)
– Um sistema de refrigeração (ventiladores ou refrigeração líquida)
Você também precisará de algumas ferramentas, como uma chave de fenda e pasta térmica. Além disso, terá de fazer alguma pesquisa para se certificar de que todos os seus componentes são compatíveis entre si.
O que significa o acrónimo PC na escola?
Na escola, o acrónimo PC significa normalmente “computador pessoal”. É utilizado para se referir a computadores que pertencem e são utilizados por indivíduos, por oposição a computadores que pertencem e são utilizados por uma empresa ou organização.
Qual é o melhor processador para um PC gamer?
O melhor processador para um PC para jogadores dependerá das suas necessidades específicas e do seu orçamento. Geralmente, os processadores Intel tendem a ter um melhor desempenho em aplicações de jogos, enquanto os processadores AMD são mais económicos. Algumas escolhas populares para processadores de jogos incluem o Intel Core i7 e i9, bem como o AMD Ryzen 7 e 9.
Porque é que o computador tem este nome?
O termo “computador” vem da palavra latina “computare”, que significa “calcular”. Os primeiros computadores eram utilizados principalmente para cálculos matemáticos e eram frequentemente máquinas grandes e dispendiosas, acessíveis apenas a empresas e organizações governamentais. À medida que a tecnologia avançou e os computadores se tornaram mais pequenos e mais económicos, tornaram-se acessíveis aos indivíduos e acabaram por se tornar os dispositivos omnipresentes que utilizamos actualmente.
O que significa PC no correio electrónico?
No correio electrónico, PC significa normalmente “conversa privada”. É utilizado para indicar que uma mensagem se destina a um destinatário específico e não deve ser partilhada com outras pessoas.
Os quatro componentes de hardware mais importantes dentro de um gabinete ATX são a placa-mãe, a fonte de alimentação (PSU), a unidade central de processamento (CPU) e a memória de acesso aleatório (RAM).