Quando utiliza o seu computador ou dispositivo móvel, pode reparar que algumas aplicações continuam a ser executadas mesmo quando não as está a utilizar. São as chamadas aplicações de fundo, que servem vários objectivos. Neste artigo, vamos responder à pergunta principal, “Onde é que as aplicações de fundo ficam?” e a outras perguntas relacionadas.
Onde ficam as aplicações de fundo?
As aplicações de fundo ficam em segundo plano no seu dispositivo. Continuam a ser executadas mesmo quando não estão a ser utilizadas e podem utilizar recursos como a memória e o poder de processamento. Algumas aplicações de fundo são necessárias para que o dispositivo funcione correctamente, enquanto outras podem ser desnecessárias ou mesmo indesejadas.
No Windows, pode ver quais as aplicações que estão a ser executadas em segundo plano abrindo o Gestor de Tarefas. Para o fazer, prima Ctrl+Shift+Esc ou Ctrl+Alt+Del e, em seguida, clique em “Gestor de tarefas”. Na janela do Gestor de Tarefas, clique no separador “Processos” para ver que aplicações estão em execução.
Nos dispositivos Android, pode ver as aplicações que estão a ser executadas em segundo plano abrindo o ecrã “Aplicações recentes”. Para o fazer, deslize para cima a partir da parte inferior do ecrã e, em seguida, deslize para a esquerda ou para a direita para ver as aplicações que estão actualmente em execução.
O que é o hkcmd? O hkcmd é uma aplicação de fundo instalada em alguns computadores Windows. Está associada ao controlador gráfico Intel e é utilizada para suportar teclas de atalho para alterar as definições do ecrã. Poderá notar que o hkcmd.exe está a ser executado em segundo plano no seu computador.
Também pode perguntar o que fazer quando o android está a arrancar?
Se o seu dispositivo Android estiver preso no ecrã de arranque (o ecrã que apresenta o logótipo do fabricante do dispositivo), há algumas coisas que pode tentar fazer para resolver o problema. Em primeiro lugar, tente reiniciar o dispositivo mantendo premido o botão de alimentação até este se desligar e, em seguida, ligando-o novamente. Se isso não funcionar, tente iniciar o dispositivo no modo de segurança, mantendo premido o botão de alimentação e, em seguida, tocando e mantendo premida a opção “Desligar” até ver a opção “Modo de segurança”. Se o dispositivo arrancar no modo de segurança, pode tentar desinstalar quaisquer aplicações instaladas recentemente que possam estar a causar o problema.
Posteriormente, o que é iniciar a aplicação automaticamente?
O início automático de aplicações refere-se à definição no seu dispositivo que permite que determinadas aplicações sejam iniciadas automaticamente quando liga ou inicia sessão no seu dispositivo. Algumas aplicações podem estar definidas para iniciar automaticamente por predefinição, enquanto outras podem ter sido adicionadas à lista de arranque pelo utilizador.
No Windows, pode gerir as aplicações que são iniciadas automaticamente abrindo o Gestor de Tarefas e clicando no separador “Arranque”. A partir daí, pode activar ou desactivar as aplicações que se iniciam automaticamente.
Nos dispositivos Android, pode gerir as aplicações que são iniciadas automaticamente acedendo à aplicação “Definições”, tocando em “Aplicações e notificações” e, em seguida, tocando em “Avançadas” e “Arranque de aplicações”. A partir daí, pode activar ou desactivar o arranque automático das aplicações.
As pessoas também perguntam como forçar o arranque do Windows?
Se o seu computador Windows não estiver a arrancar correctamente, poderá ter de forçar o arranque. Para tal, pode tentar arrancar o computador no modo de segurança, premindo F8 ou Shift+F8 repetidamente enquanto o computador está a arrancar. Se isso não funcionar, pode tentar utilizar o suporte de instalação do Windows para reparar o processo de arranque.
As pessoas também perguntam como corrigir o erro de arranque?
Se o seu computador estiver a apresentar um erro de arranque, existem algumas coisas que pode tentar fazer para resolver o problema. Primeiro, tente reiniciar o computador e ver se o problema se resolve sozinho. Se isso não funcionar, tente iniciar o computador no modo de segurança e desinstalar quaisquer aplicações instaladas recentemente que possam estar a causar o problema. Se o problema persistir, poderá ser necessário utilizar o suporte de instalação do Windows para reparar o processo de arranque ou reinstalar o sistema operativo.
Para ver que programas estão a ser executados no Windows 7, pode utilizar o Gestor de Tarefas. Para aceder a ele, pode clicar com o botão direito do rato na barra de tarefas e seleccionar “Gestor de Tarefas” ou premir Ctrl + Shift + Esc. Uma vez aberto, pode ver uma lista de programas e processos em execução no separador “Processos”. Também pode ver a utilização da CPU e da memória de cada programa e terminar quaisquer programas que não estejam a responder ou a causar problemas, seleccionando-os e clicando no botão “Terminar processo”.
Se o Windows falhar no arranque, há algumas coisas que pode tentar fazer para resolver o problema. Primeiro, tente arrancar em modo de segurança e executar uma verificação de vírus para procurar qualquer malware que possa estar a causar o problema. Também pode tentar utilizar a funcionalidade Restauro do sistema para restaurar o computador para um ponto anterior em que estava a funcionar correctamente. Além disso, pode tentar reparar ou reinstalar o Windows para corrigir quaisquer ficheiros ou definições corrompidos. Se nenhuma destas soluções funcionar, poderá ser necessário procurar a assistência de um técnico de informática profissional.