Os servidores de nuvem estão localizados em centros de dados em todo o mundo. Estes centros de dados alojam inúmeros servidores que armazenam dados e alojam aplicações. Os servidores estão ligados à Internet e são acedidos através de um início de sessão seguro. A localização dos centros de dados pode variar consoante o fornecedor de serviços na nuvem. Por exemplo, a Amazon Web Services tem centros de dados na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Austrália. O Microsoft Azure tem centros de dados em mais de 60 regiões em todo o mundo.
Se estiver interessado em comprar armazenamento na nuvem, há alguns aspectos a considerar. Em primeiro lugar, é necessário determinar a quantidade de armazenamento de que necessita. A maioria dos fornecedores de serviços na nuvem oferece diferentes planos de armazenamento, que vão de alguns gigabytes a vários terabytes. Também é necessário ter em conta a segurança do fornecedor de serviços de computação em nuvem. Procure um fornecedor que ofereça encriptação e opções de início de sessão seguras para garantir que os seus dados estão protegidos.
A principal diferença entre um servidor na nuvem e um servidor normal é que um servidor na nuvem está alojado num centro de dados remoto e é acedido através da Internet. Um servidor normal, por outro lado, está normalmente alojado num centro de dados no local e é acedido localmente. Os servidores em nuvem oferecem várias vantagens em relação aos servidores normais, incluindo escalabilidade, fiabilidade e rentabilidade.
O maior fornecedor de serviços de computação em nuvem em termos de quota de mercado é a Amazon Web Services (AWS). O AWS tem uma quota de 32% do mercado de infra-estruturas de computação em nuvem, seguido pelo Microsoft Azure com uma quota de 20%. Outros grandes fornecedores de serviços de nuvem incluem o Google Cloud, o IBM Cloud e o Oracle Cloud.
Ao escolher um fornecedor de serviços na nuvem, há vários factores a considerar. Estes incluem a reputação do fornecedor, o seu modelo de preços, a segurança da sua plataforma e as funcionalidades que oferece. Também é importante considerar a localização dos centros de dados, uma vez que isso pode afectar o desempenho das suas aplicações.
Se a sua Internet for abaixo, pode ainda conseguir aceder à nuvem através de um hotspot móvel ou de uma ligação à Internet de reserva. No entanto, é importante ter um plano de backup em vigor no caso de uma interrupção da Internet. Considere armazenar dados importantes localmente num disco rígido ou utilizar um fornecedor de serviços de nuvem secundário como cópia de segurança.
O custo de um servidor pode variar muito, dependendo de factores como o tipo de servidor, as suas especificações e a sua localização. No entanto, o artigo “Onde estão localizados os servidores em nuvem?” concentra-se na localização física dos servidores em nuvem e não fornece informações sobre os custos do servidor.
Um provedor de nuvem é uma empresa que oferece serviços de computação em nuvem, que incluem armazenamento, capacidade de processamento e aplicativos, para indivíduos e empresas. Estes serviços são fornecidos através da Internet a partir de centros de dados localizados em todo o mundo.
O custo de um servidor online pode variar consoante o fornecedor, o nível de serviço e os recursos necessários. Geralmente, os preços dos servidores em nuvem podem variar de alguns dólares por mês para um plano básico com recursos limitados, até várias centenas de dólares por mês para um servidor mais potente e rico em recursos. É importante pesquisar e comparar diferentes fornecedores para encontrar um plano que satisfaça as suas necessidades e orçamento.