Num computador de secretária, a placa de vídeo está normalmente localizada numa ranhura PCIe (Peripheral Component Interconnect Express) na placa-mãe. Esse slot foi projetado especificamente para acomodar placas de expansão, incluindo placas de vídeo. Normalmente, o slot PCIe está localizado próximo à CPU e pode ser identificado pelo seu tamanho e formato. As placas de vídeo podem ter tamanhos diferentes, portanto, escolha uma que se encaixe no slot PCIe da sua placa-mãe.
Num computador portátil, a placa de vídeo está normalmente integrada na placa-mãe. Isto significa que não é um componente separado que possa ser removido ou substituído. As placas de vídeo integradas são normalmente menos potentes do que as placas de vídeo dedicadas, mas são suficientes para as tarefas quotidianas, como navegar na Web e ver vídeos. Se necessitar de um desempenho gráfico mais potente, pode considerar adquirir um computador portátil para jogos com uma placa de vídeo dedicada.
Se estiver a utilizar o Windows 8 e pretender saber qual a placa de vídeo que possui, pode encontrar esta informação no Gestor de Dispositivos. Para aceder ao Gestor de Dispositivos, clique com o botão direito do rato no botão Iniciar e seleccione Gestor de Dispositivos no menu de contexto. Procure a categoria Adaptadores de ecrã e expanda-a para ver o modelo da placa de vídeo. Também pode transferir e instalar software de terceiros, como o GPU-Z ou o Speccy, para obter informações mais detalhadas sobre a sua placa de vídeo.
Para saber se a sua placa de vídeo é integrada ou dedicada, pode verificar as especificações do seu computador ou procurar o modelo online. As placas de vídeo integradas são geralmente listadas como “Intel HD Graphics” ou “AMD Radeon Graphics” e têm especificações de desempenho inferiores às das placas de vídeo dedicadas. As placas de vídeo dedicadas são listadas pelo nome do modelo, como “NVIDIA GeForce GTX 1060” ou “AMD Radeon RX 580”.
Se estiver a pensar qual é a GPU do seu telemóvel, pode encontrar esta informação nas definições. No Android, aceda a Definições > Acerca do telefone > Informações de hardware > GPU. No iOS, aceda a Definições > Geral > Acerca de > Gráficos. Tenha em atenção que nem todos os telemóveis têm GPUs dedicadas e alguns podem ter apenas gráficos integrados.
Finalmente, é possível colocar uma placa de vídeo num computador portátil, mas é necessária uma caixa de GPU externa especializada. Trata-se de um dispositivo que se liga à porta Thunderbolt ou USB-C do portátil e permite instalar uma placa de vídeo dedicada no interior. Os gabinetes de GPU externos podem ser caros e podem não funcionar com todos os notebooks. Certifique-se de que verifica a compatibilidade antes de comprar um.
Em conclusão, a localização da placa de vídeo depende do tipo de computador que possui. Num computador de secretária, está normalmente localizada numa ranhura PCIe na placa-mãe, enquanto num computador portátil está normalmente integrada na placa-mãe. Pode encontrar informações sobre a sua placa de vídeo no Gestor de Dispositivos ou utilizando software de terceiros. Saber se a placa de vídeo é integrada ou dedicada pode ajudá-lo a compreender as suas capacidades de desempenho. Se necessitar de um desempenho gráfico mais potente num computador portátil, considere a possibilidade de adquirir uma caixa de GPU externa.
Para saber qual a versão do Windows que tem, pode seguir estes passos:
1. Clicar no menu Iniciar.
2. Escreva “Acerca do seu PC” na barra de pesquisa e seleccione a opção “Acerca do seu PC” que aparece.
3. desloque-se para baixo até à secção “Especificações do Windows” para ver qual a versão do Windows que tem instalada no seu PC. Isto inclui informações sobre a edição, versão e número de compilação do sistema operativo Windows.
Existem várias formas de medir o desempenho de uma placa de vídeo, tais como software de avaliação comparativa como o 3DMark ou o Heaven Benchmark, medições de FPS (fotogramas por segundo) em jogos e testes de stress para verificar a estabilidade sob cargas pesadas. Também é possível comparar as especificações e os recursos de diferentes placas de vídeo para determinar qual delas pode oferecer melhor desempenho para suas necessidades específicas.
Para actualizar a placa de vídeo, é necessário identificar primeiro o tipo de placa de vídeo compatível com a placa-mãe do seu computador. Em seguida, é possível comprar uma nova placa de vídeo que atenda às especificações exigidas e instalá-la abrindo a caixa do computador, removendo a placa de vídeo antiga, inserindo a nova no slot apropriado e conectando os cabos de alimentação necessários. Por fim, será necessário instalar os drivers apropriados para a nova placa de vídeo para garantir que ela funcione corretamente.