OpenDocument Text (ODT) é um formato de ficheiro utilizado por suites de escritório gratuitas e de código aberto como o LibreOffice e o OpenOffice Writer. É uma norma aberta que foi desenvolvida pela Organização para o Avanço das Normas de Informação Estruturada (OASIS) e foi aprovada como uma norma internacional ISO/IEC em 2006. O ODT é uma alternativa popular a formatos proprietários como o formato .docx do Microsoft Word, proporcionando aos utilizadores uma forma livre e aberta de criar, editar e partilhar documentos de texto.
A extensão de um documento do Writer é .odt. Isto significa que quando guarda um documento no LibreOffice Writer, este será guardado com a extensão .odt. Este é o formato de ficheiro predefinido utilizado pelo LibreOffice Writer, mas o software também pode guardar documentos noutros formatos como .docx e .pdf.
1. Abra o aplicativo Configurações no seu computador.
2. Clique em “Detalhes” e depois em “Aplicações predefinidas”.
3. desloque-se para baixo até “Office” e seleccione “LibreOffice Writer” como aplicação predefinida para documentos de texto.
1. Realce o texto que deseja alterar o tamanho da fonte.
2. Clique no menu suspenso “Tamanho da Fonte” na barra de ferramentas e seleccione o tamanho que pretende.
3. Em alternativa, pode aceder ao menu Formatar e seleccionar “Caractere”. Na caixa de diálogo que se abre, pode seleccionar o tamanho de letra que pretende.
O LibreOffice é um pacote de produtividade de escritório gratuito e de código aberto que inclui o Writer, Calc, Impress, Draw e Base. Está disponível para os sistemas operativos Windows, Mac e Linux. O pacote oferece aos utilizadores uma alternativa poderosa às suites de escritório proprietárias como o Microsoft Office. O LibreOffice é totalmente compatível com os formatos de ficheiro do Microsoft Office, incluindo .docx, .xlsx e .pptx.
Existem várias vantagens em utilizar o Word, incluindo a sua utilização generalizada em empresas e instituições de ensino, a sua compatibilidade com outras aplicações do Microsoft Office e o seu extenso conjunto de funcionalidades para formatar e editar documentos. No entanto, o Word é um software proprietário que tem um custo e pode não ser acessível a todos. O ODT fornece uma alternativa gratuita e aberta que pode ser utilizada por qualquer pessoa com acesso a um computador e uma ligação à Internet.
O LibreOffice é um pacote de software de produtividade de escritório gratuito e de código aberto que inclui vários programas como o Writer (processador de texto), Calc (folha de cálculo), Impress (apresentação), Draw (gráficos e fluxogramas), Base (base de dados) e Math (editor de fórmulas). Estes programas são capazes de lidar com uma vasta gama de tarefas de escritório e formatos de ficheiros, incluindo o formato ODT (OpenDocument Text).
A tecla de atalho para o menu de ajuda do LibreOffice é F1.
Para salvar um arquivo Excel em um formato que possa ser aberto no LibreOffice, é necessário utilizar o formato OpenDocument Spreadsheet (.ods). Para isso, abra o ficheiro Excel e clique em “Ficheiro” > “Guardar como” > “Procurar”. Na caixa de diálogo “Guardar como”, seleccione “OpenDocument Spreadsheet” como tipo de ficheiro e dê um nome ao ficheiro. Depois clique em “Guardar” para guardar o ficheiro no formato .ods que pode ser aberto no LibreOffice.