Se o iPhone se desligar de repente e não ligar, pode ser uma experiência frustrante. Poderá recear ter perdido todos os seus dados importantes ou que o telemóvel esteja danificado de forma irreparável. No entanto, existem vários passos que pode seguir para tentar que o iPhone volte a funcionar.
Verificar a bateria A primeira coisa que deve fazer quando o iPhone não liga é verificar a bateria. Se a bateria estiver completamente descarregada, o telefone não se ligará enquanto não tiver sido carregado durante algum tempo. Ligue o iPhone a uma fonte de alimentação e aguarde alguns minutos. Se o iPhone continuar a não se ligar, poderá ser necessário substituir a bateria.
Se a bateria não for o problema, pode testar a tensão para ver se a bateria está avariada. Para o efeito, é necessário um voltímetro. Defina o voltímetro para volts CC e toque com a sonda positiva no terminal positivo da bateria e com a sonda negativa no terminal negativo. A tensão deve situar-se entre 3,6 e 4,2 volts. Se for inferior a 3,6 volts, a bateria está avariada e tem de ser substituída.
Verificar o carregador Se o iPhone estiver a carregar, deverá ver um ícone de bateria no ecrã com um relâmpago junto ao mesmo. Se não vir este ícone, o carregador pode não estar a funcionar correctamente. Tente utilizar um carregador diferente ou uma fonte de alimentação diferente. Se o iPhone continuar a não carregar, poderá ser necessário substituir a porta de carregamento.
Carregar o iPhone desligado Se a bateria do iPhone estiver completamente descarregada e não ligar, poderá ser possível carregá-lo desligado. Para tal, ligue o iPhone a uma fonte de alimentação e mantenha premido o botão home e o botão de alimentação ao mesmo tempo. Mantenha os dois botões premidos até ver o logótipo da Apple aparecer no ecrã. Isto deverá demorar cerca de 20 segundos. Se o iPhone não se ligar depois disto, poderá ser necessário levá-lo a um profissional para reparação.
Em conclusão, quando o iPhone se desliga e não liga mais, a primeira coisa a fazer é verificar a bateria. Se a bateria não for o problema, pode testar a tensão ou o carregador para ver se estão avariados. Se a bateria do iPhone estiver completamente descarregada, pode tentar carregá-la. Se nenhum destes passos funcionar, poderá ser altura de levar o iPhone a uma oficina de reparação profissional. Se seguir estes passos, pode esperar que o iPhone volte a funcionar e evitar a perda de dados importantes.
Sim, é possível trocar a bateria do iPad. No entanto, recomenda-se que seja efectuada por um técnico profissional ou num centro de assistência autorizado para evitar danos no dispositivo.
Para saber se o iPod está carregado, pode verificar o ícone da bateria no ecrã. Se a bateria estiver totalmente carregada, o ícone apresentará uma ficha com um raio. Se estiver parcialmente carregada, o ícone apresentará o relâmpago com uma parte da bateria preenchida. Além disso, também é possível verificar a percentagem da bateria deslizando para baixo a partir da parte superior do ecrã e observando o indicador de percentagem da bateria.
Para formatar um iPad 2 bloqueado, é necessário colocar o dispositivo no modo de recuperação primeiro. Para tal, ligue o iPad a um computador com o iTunes instalado e, em seguida, mantenha premido o botão home e o botão sleep/wake em simultâneo até aparecer o logótipo da Apple. Solte o botão de suspensão/despertar, mas continue a manter premido o botão de início até aparecer o ecrã “Ligar ao iTunes”. A partir daí, pode seleccionar a opção para restaurar o iPad e este será formatado. Tenha em atenção que isto irá apagar todos os dados do dispositivo, por isso certifique-se de que tem uma cópia de segurança antes de continuar.