Passo 1: Verificar as ligações de hardware
A primeira coisa a fazer quando a unidade flash não aparece no PC é verificar as ligações de hardware. Certifique-se de que a porta USB e a unidade flash estão limpas e sem pó ou detritos. Além disso, tente utilizar uma porta USB diferente ou ligar a unidade flash a outro computador para ver se funciona. Se a unidade flash continuar a não aparecer, avance para o passo seguinte.
Passo 2: Verificar o Gestor de Dispositivos O segundo passo é verificar o Gestor de Dispositivos no seu PC. Para o fazer, prima a tecla Windows + X e seleccione Gestor de Dispositivos. Procure por pontos de exclamação amarelos ou Xs vermelhos ao lado da sua unidade flash. Se encontrar algum, clique com o botão direito do rato na unidade flash e seleccione Actualizar controlador. Siga as instruções no ecrã para actualizar o controlador e verifique se a unidade flash aparece no Explorador de Ficheiros.
Passo 3: Utilizar a Gestão de Disco Se a unidade flash continuar a não aparecer, pode tentar utilizar a Gestão de Disco para ver se aparece. Para o fazer, prima a tecla Windows + X e seleccione Gestão de disco. Procure a sua unidade flash na lista e verifique se está listada como “Não atribuída” ou “Offline”. Se estiver, clique com o botão direito do rato e seleccione “Online” ou “Novo volume simples” para atribuir uma letra de unidade à unidade flash.
Relacionado com isto, quanto tempo é que um ficheiro permanece na Reciclagem do Windows?
Por predefinição, os ficheiros eliminados do PC vão para a Reciclagem. Os ficheiros ficam lá até a Reciclagem estar cheia ou até a esvaziar manualmente. Depois de esvaziar a Reciclagem, os ficheiros são permanentemente eliminados do PC. No entanto, existem ferramentas de terceiros que podem ajudar a recuperar ficheiros apagados mesmo depois de terem sido removidos da Reciclagem.
Quanto tempo permanecem os ficheiros no disco rígido?
O tempo que os ficheiros permanecem no disco rígido depende de vários factores, como o tamanho do disco rígido, a quantidade de dados nele armazenados e a frequência com que utiliza o computador. Normalmente, os discos rígidos podem armazenar dados durante vários anos, mas é sempre uma boa ideia fazer cópias de segurança de ficheiros importantes para evitar perdê-los.
O Recoverit é uma poderosa ferramenta de recuperação de dados que pode ajudá-lo a recuperar ficheiros perdidos ou eliminados do seu PC, disco rígido ou outros dispositivos de armazenamento. Para utilizar o Recoverit gratuitamente, pode descarregar a versão de teste a partir do sítio Web oficial. A versão de teste permite-lhe recuperar até 100MB de dados gratuitamente.
Quanto tempo é que um ficheiro fica armazenado na Reciclagem?
O período de tempo que um ficheiro permanece na Reciclagem depende do tamanho da Reciclagem e da frequência com que elimina ficheiros. Por predefinição, a Reciclagem pode armazenar até 5% da capacidade total de armazenamento do disco rígido. Quando a Reciclagem estiver cheia, os ficheiros mais antigos são automaticamente eliminados para dar lugar a novos ficheiros.
Como limpar fisicamente uma pen USB depois?
Para limpar fisicamente uma pen USB, pode utilizar software especializado, como o KillDisk ou o Disk Wipe. Estas ferramentas substituem os dados na pen USB várias vezes, tornando praticamente impossível a recuperação de quaisquer dados. Em alternativa, pode destruir fisicamente a pen USB, esmagando-a ou queimando-a.
O número de vezes que uma pen USB pode ser formatada depende da qualidade da pen e do tipo de formatação que está a ser efectuada. Em geral, uma pen USB pode ser formatada várias vezes sem qualquer problema. No entanto, a formatação frequente pode causar desgaste nos componentes físicos da pen USB e reduzir a sua vida útil. Recomenda-se que formate a pen USB apenas quando necessário e evite fazê-lo com demasiada frequência.
Para utilizar uma pen USB pela primeira vez, basta ligá-la a uma porta USB do seu computador. A maioria dos sistemas operativos modernos detecta e instala automaticamente os controladores necessários para o dispositivo. Assim que o dispositivo for reconhecido, pode aceder-lhe abrindo o explorador de ficheiros no seu computador e navegando para a unidade USB. A partir daí, pode copiar ficheiros de e para a unidade, tal como qualquer outro dispositivo de armazenamento. Se a unidade não aparecer, certifique-se de que está correctamente inserida e tente ligá-la a uma porta USB diferente.