O que fazer quando “A operação não pôde ser concluída com êxito porque o ficheiro contém um vírus” no Windows 10?

Alguma vez encontrou uma mensagem a dizer “A operação não pôde ser concluída com êxito porque o ficheiro contém um vírus” ao tentar transferir ou instalar um programa no seu PC com Windows 10? Esta mensagem de erro é normalmente gerada pelo Windows Defender, o software antivírus incorporado no Windows 10, que detecta um ficheiro potencialmente prejudicial e impede que seja descarregado ou instalado no seu PC.

Embora seja bom ter um programa antivírus fiável como o Windows Defender para proteger o seu PC contra malware e vírus, por vezes pode causar problemas quando está a tentar instalar software legítimo. Aqui estão alguns passos que pode seguir para resolver este problema:

1. Desactivar temporariamente o Windows Defender: Pode desactivar temporariamente o Windows Defender para permitir a instalação do programa. Para o fazer, aceda a Definições > Actualização e segurança > Segurança do Windows > Protecção contra vírus e ameaças > Gerir definições e desactive o interruptor Protecção em tempo real. Depois de ter instalado o programa, pode voltar a activar o Windows Defender.

2. Adicione uma excepção para o programa no Windows Defender: Se confia no programa e pretende instalá-lo, pode adicionar uma excepção ao mesmo no Windows Defender para evitar que seja detectado como um vírus. Para tal, aceda a Definições > Actualização e Segurança > Segurança do Windows > Protecção contra vírus e ameaças > Gerir definições e seleccione Adicionar ou remover exclusões. Em seguida, seleccione Adicionar uma exclusão e escolha a pasta ou ficheiro que pretende excluir das verificações do Windows Defender.

Utilize um programa antivírus diferente: Se continuar a ter problemas com o bloqueio de programas legítimos pelo Windows Defender, poderá considerar a utilização de um programa antivírus diferente. Existem muitos programas antivírus gratuitos e pagos disponíveis online, como o Avast, o AVG e o Norton.

Agora, vamos abordar as questões relacionadas:

– Como desinstalar o Windows Defender no Windows 11?

Não é possível desinstalar completamente o Windows Defender no Windows 11, uma vez que está integrado no sistema operativo. No entanto, pode desactivá-lo temporariamente ou utilizar um programa antivírus diferente.

– Como desactivar o antivírus McAfee 2021?

Para desativar o antivírus McAfee, clique com o botão direito do mouse no ícone McAfee na bandeja do sistema e selecione Sair. Também pode abrir o programa McAfee e seleccionar Navegação > Definições gerais e desactivar a opção Análise em tempo real.

– Como activar o Windows Defender no Editor de Registo?

Para activar o Windows Defender no Editor do Registo, abra o Editor do Registo e navegue até HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindows Defender e defina o valor DisableAntiSpyware para 0.

– Como activar o Defender no Windows 7?

O Windows Defender não está disponível no Windows 7. Em vez disso, pode utilizar o Microsoft Security Essentials, um programa antivírus gratuito da Microsoft, para proteger o seu PC.

– Como permitir o acesso a uma pasta?

Para permitir o acesso a uma pasta, clique com o botão direito do rato na pasta e seleccione Propriedades > Segurança > Editar. Em seguida, seleccione o utilizador ou grupo ao qual pretende conceder acesso e seleccione as permissões adequadas.

FAQ
Como activar o Windows Defender no Windows 8 quando a aplicação foi desactivada?

Para activar o Windows Defender no Windows 8, siga estes passos:

1. Abra o Painel de Controlo

2. Seleccione “Windows Defender” na lista de opções.

3. clicar no separador “Definições”.

4. seleccione “Administrador” no menu do lado esquerdo.

5. desloque-se para baixo até à secção “Opções de administrador” e assinale a caixa junto a “Activar esta aplicação”.

6. Clique em “Guardar” para activar o Windows Defender.

Onde está o directório de um programa?

O diretório de um programa pode variar e depende do local de instalação do programa. Em geral, os programas são instalados no directório “Ficheiros de Programas” ou “Ficheiros de Programas (x86)” na raiz da unidade do sistema (normalmente C:/). No entanto, alguns programas podem ser instalados num directório diferente ou mesmo numa unidade diferente. Normalmente, é possível encontrar o directório de instalação clicando com o botão direito do rato no atalho ou executável do programa e seleccionando “Propriedades”, navegando depois para o separador “Atalho” ou “Geral” e procurando o campo “Iniciar em” ou “Destino”.

As pessoas também perguntam como activar o Windows Defender através da política de grupo?

Para activar o Windows Defender através da Política de Grupo, siga estes passos:

1. Prima a tecla Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar.

2. Escreva “gpedit.msc” e prima Enter.

3. no Editor de Política de Grupo, navegue até “Configuração do Computador” > “Modelos Administrativos” > “Componentes do Windows” > “Antivírus do Windows Defender”.

4. Faça duplo clique na política “Desactivar o Windows Defender Antivírus” e seleccione “Desactivado”.

5. Clique em “Aplicar” e “OK”.

6. Reinicie o computador para aplicar as alterações.