- Mantenha o sistema atualizado.
- Encerre processos desnecessários.
- Feche programas e abas do Chrome que não estiver usando.
- Use antivírus e firewalls.
- Atualize o hardware.
Quando o uso da CPU do seu computador atinge 100%, isso pode fazer com que o sistema congele, trave ou deixe de responder. Isso pode ser frustrante, especialmente se você precisa trabalhar ou usar o computador para entretenimento. No entanto, existem formas de melhorar o desempenho da CPU e optimizar o sistema para evitar que este problema ocorra.
Como melhorar o desempenho da CPU:
2. Feche programas desnecessários – Executar muitos programas ao mesmo tempo pode fazer com que o uso da CPU aumente. Feche todos os programas e aplicativos desnecessários para liberar recursos.
Atualizar drivers – Drivers desatualizados podem causar problemas de desempenho, incluindo alto uso da CPU. Certifique-se de manter os drivers atualizados para garantir um desempenho ideal.
Ajustar as definições de energia – Ajustar as definições de energia pode melhorar o desempenho da CPU. Altere o seu plano de energia para “Alto desempenho” para dar prioridade ao desempenho em detrimento da poupança de energia.
5. Actualizar o hardware – Se o seu computador estiver desactualizado ou tiver hardware desactualizado, pode ter dificuldade em acompanhar as aplicações modernas. Considere actualizar o seu hardware, como a CPU ou a RAM, para melhorar o desempenho.
É normal usar 100% da GPU?
Não é invulgar a sua GPU atingir 100% de utilização quando executa aplicações ou jogos exigentes. No entanto, se a utilização da GPU for consistentemente de 100%, mesmo durante tarefas menos exigentes, isso pode indicar um problema com o hardware ou os controladores. Verifique se os drivers estão atualizados e considere a possibilidade de atualizar o hardware, se necessário.
Como obter 100% do disco?
Semelhante à utilização elevada da CPU, a utilização elevada do disco pode fazer com que o sistema deixe de responder ou congele. Para obter 100% do disco, tente estas dicas:
2. Desactivar o Superfetch – O Superfetch é um serviço do Windows que pré-carrega na memória os ficheiros frequentemente utilizados. No entanto, ele também pode causar alto uso do disco. Considere a possibilidade de desactivar este serviço, se necessário.
Verifique se há malware – O malware pode causar alto uso do disco. Execute uma verificação de vírus e remova todas as ameaças detectadas.
Para optimizar o seu PC ao máximo, experimente estas dicas:
2. Ajuste os efeitos visuais – O ajuste dos efeitos visuais pode melhorar o desempenho. Desactive animações e efeitos visuais desnecessários para libertar recursos.
Desactivar programas de arranque – A execução de demasiados programas no arranque pode tornar o sistema mais lento. Desactive os programas desnecessários para que não iniciem automaticamente.
Limpar o sistema – Limpe regularmente o sistema, removendo ficheiros temporários, limpando a cache do browser e executando ferramentas de limpeza e optimização do disco.
Como dar prioridade ao desempenho do PC?
Para dar prioridade ao desempenho do PC, considere as seguintes dicas:
1. Definir prioridades de desempenho – Ajuste as prioridades de desempenho do seu sistema para dar prioridade ao desempenho em relação à economia de energia.
2. Monitorizar a utilização de recursos – Mantenha-se atento à utilização de recursos do seu sistema para identificar quaisquer problemas de desempenho.
Actualizar o hardware – Considere actualizar o seu hardware, como a CPU ou a RAM, para melhorar o desempenho.
Optimize o seu sistema – Optimize regularmente o seu sistema, removendo ficheiros e programas desnecessários, ajustando os efeitos visuais e desactivando os programas de arranque.
Em conclusão, experimentar 100% de uso da CPU pode ser frustrante, mas há maneiras de melhorar o desempenho e evitar que esse problema ocorra. Seguindo essas dicas e otimizando seu sistema, você pode garantir que seu computador funcione de forma suave e eficiente.
Para limitar o uso do processador, você pode tentar as seguintes etapas:
1. Identificar o processo que está a consumir a maior parte do uso da CPU, abrindo o Gestor de Tarefas e ordenando os processos por uso da CPU.
2. Clique com o botão direito do rato no processo e seleccione “Definir afinidade”.
3. desmarque os núcleos da CPU que deseja excluir da execução do processo. Isso limitará o uso do processador para esse processo específico.
Também é possível ajustar a prioridade do processo clicando com o botão direito do rato sobre ele e seleccionando “Prioridade”. Defina-a como “Baixa” ou “Abaixo do normal” para reduzir o seu impacto nos recursos do sistema.
Outra forma de limitar a utilização do processador é ajustar as definições de energia. Pode definir o estado máximo do processador para uma percentagem mais baixa para reduzir a utilização da CPU. Para tal, aceda a Painel de controlo > Opções de energia > Alterar definições do plano > Alterar definições de energia avançadas > Gestão de energia do processador > Estado máximo do processador. Defina-o para uma percentagem mais baixa para limitar a utilização do processador.