Para criar uma pen USB de arranque, é necessário ter uma unidade USB suficientemente grande para conter o sistema operativo que pretende instalar ou reparar. Também é necessário ter um computador com uma porta USB funcional e uma ligação à Internet.
Existem várias formas diferentes de criar uma pen USB de arranque, dependendo do sistema operativo com que está a trabalhar. Por exemplo, se estiver a trabalhar com o Windows 7, pode transferir a ferramenta de transferência de USB/DVD do Windows a partir do sítio Web da Microsoft. Esta ferramenta irá guiá-lo através do processo de criação de uma pen USB de arranque para o Windows 7.
Depois de ter criado a sua pen USB de arranque, pode utilizá-la para instalar ou reparar o seu sistema operativo. Para o fazer, terá de inserir a pen USB no computador ou portátil em que pretende trabalhar e, em seguida, ligá-la. De seguida, terá de configurar a BIOS para arrancar a partir da pen USB em vez do disco rígido.
Para formatar um PC com o Windows 7 e apagar tudo, pode utilizar o disco de instalação do Windows ou uma pen USB de arranque. Para o fazer, terá de arrancar a partir do disco de instalação do Windows ou da pen USB e, em seguida, escolher a opção para formatar o disco rígido e apagar tudo. Isto irá limpar todos os dados do seu computador e dar-lhe um novo começo.
Para instalar um sistema operativo, terá de seguir as instruções fornecidas pelo fabricante do sistema operativo. Normalmente, isto implica arrancar a partir de um CD ou de uma pen USB e, em seguida, seguir as instruções apresentadas no ecrã para concluir o processo de instalação.
Para formatar um PC com o Windows 7 através da BIOS, terá de aceder às definições da BIOS no seu computador ou portátil e configurá-lo para arrancar a partir do disco de instalação do Windows 7 ou da pen USB. Uma vez feito isto, pode seguir as instruções no ecrã para formatar o disco rígido e apagar tudo.
Para arrancar uma unidade flash na linha de comandos, terá de utilizar o comando diskpart. Isso permitirá que você selecione a unidade flash como a partição ativa e, em seguida, inicialize a partir dele.
Para configurar a BIOS para arrancar, terá de aceder às definições da BIOS no seu computador ou portátil. Isso normalmente pode ser feito pressionando uma tecla como F2 ou Delete durante a inicialização. Quando estiver nas definições da BIOS, pode configurar a ordem de arranque para dar prioridade à pen USB em relação ao disco rígido.
Em conclusão, uma pen USB de arranque é uma ferramenta útil para instalar ou reparar um sistema operativo. Com as ferramentas e instruções correctas, é fácil criar uma pen USB de arranque e utilizá-la para formatar o PC, instalar um sistema operativo ou configurar a BIOS para arrancar.
Para limpar o disco através da BIOS, é necessário aceder ao utilitário de configuração da BIOS e navegar para o separador “Security” ou “Advanced”. A partir daí, pode seleccionar a opção “Clear Secure Boot Keys” (Limpar chaves de arranque seguro) ou “Restore Defaults” (Restaurar predefinições) para limpar o disco. Tenha em atenção que este processo irá apagar permanentemente todos os dados no disco, por isso certifique-se de que faz uma cópia de segurança de todos os ficheiros importantes antes de continuar.
Para instalar o Windows a partir do DISKPART, tem de seguir estes passos:
1. Ligue a sua unidade USB ao seu computador.
2. Abra uma janela do prompt de comando como administrador.
3. digite “diskpart” e pressione Enter para abrir a ferramenta de particionamento de disco.
Digite “list disk” e prima Enter para ver uma lista de todos os discos ligados.
Identifique a sua unidade USB na lista e anote o seu número (por exemplo, Disco 2).
6. Escreva “select disk #”, em que “#” é o número da unidade USB, e prima Enter.
7. Escreva “clean” e prima Enter para apagar o conteúdo da unidade.
8. Escreva “create partition primary” e prima Enter para criar uma nova partição primária.
9. Digite “format fs=ntfs quick” e prima Enter para formatar a partição como NTFS.
10. Digite “active” e prima Enter para tornar a partição activa.
11. Digite “exit” e prima Enter para sair do DISKPART.
12. Insira o seu suporte de instalação do Windows (DVD ou USB).
13. Copie o conteúdo do suporte para a sua unidade USB.
14. Insira a unidade USB no computador de destino e arranque a partir dele para iniciar o processo de instalação do Windows.
Não é possível entrar na BIOS através da linha de comandos, uma vez que as definições da BIOS são acedidas durante o processo de arranque. Para aceder às definições da BIOS, é necessário reiniciar o computador e premir a tecla especificada pelo fabricante do computador (normalmente F2, F10, F12 ou Delete) para entrar no utilitário de configuração da BIOS. A tecla para aceder à BIOS pode variar consoante o fabricante e o modelo do computador.