Esta é a versão indicada para usuários residenciais, que fazem um uso básico do computador, como por exemplo: Navegar na Internet, edição de textos e planilhas, visualizar fotos. É uma versão com recursos básicos e fácil de utilizar.
Recursos do Windows 7 Home Basic
O Windows 7 Home Basic inclui muitos dos mesmos recursos de outras versões do Windows 7, como a experiência de área de trabalho do Windows Aero, o Windows Media Player e o Internet Explorer 8. No entanto, não inclui algumas das funcionalidades mais avançadas encontradas noutras versões, como a capacidade de aderir a um domínio ou utilizar o Ambiente de Trabalho Remoto. Também não inclui algumas das funcionalidades multimédia existentes no Windows 7 Home Premium e versões superiores, como o Windows Media Center e a reprodução de DVD.
Actualização para o Windows 10
Se estiver a utilizar o Windows 7 Home Basic e estiver interessado em actualizar para o Windows 10, terá de adquirir uma licença para o novo sistema operativo. Assim que tiver uma licença, pode utilizar a Ferramenta de Criação Multimédia do Windows 10 para criar uma unidade USB ou DVD de arranque e, em seguida, instalar o Windows 10 no seu computador. É importante notar que nem todos os computadores capazes de executar o Windows 7 Home Basic serão capazes de executar o Windows 10, pelo que deve verificar os requisitos do sistema antes de tentar actualizar.
Diferenças entre o Home Basic e o Premium
A principal diferença entre o Windows 7 Home Basic e o Home Premium é o conjunto de funcionalidades incluídas. O Home Premium inclui todas as funcionalidades encontradas no Home Basic, bem como funcionalidades multimédia adicionais, como o Windows Media Center e a reprodução de DVD. O Home Premium também inclui funcionalidades de rede mais avançadas, tais como a capacidade de aderir a um domínio, utilizar o Ambiente de Trabalho Remoto e criar um HomeGroup.
Windows 7 Professional vs. Ultimate
Quando se trata do Windows 7 Professional vs. Ultimate, a principal diferença é o conjunto de funcionalidades incluídas. O Windows 7 Professional inclui todas as funcionalidades encontradas no Home Premium, bem como funcionalidades adicionais orientadas para as empresas, como a capacidade de aderir a um domínio e utilizar o Ambiente de Trabalho Remoto. O Windows 7 Ultimate inclui todas as funcionalidades encontradas no Professional, bem como funcionalidades adicionais de segurança e de idioma.
Em termos de utilização de memória, a versão de 32 bits do Windows 7 Home Basic é a versão mais leve do Windows 7. Isto deve-se ao facto de a versão de 32 bits ter sido concebida para ser executada em máquinas de gama baixa que podem não ter tanta memória disponível. No entanto, é importante notar que a versão de 32 bits do Windows 7 tem um limite de 4GB de RAM, por isso, se tiver mais de 4GB de RAM instalada no seu computador, terá de utilizar a versão de 64 bits do Windows 7 para tirar partido da mesma.
A versão mais leve do Windows 7 é o Windows 7 Starter.
O Windows 7 Home Basic é uma versão de baixo custo do Windows 7, concebida para países com mercados emergentes e necessidades informáticas básicas. Inclui funcionalidades como o Internet Explorer 8, o Windows Media Player e capacidades básicas de rede.
Quanto à diferença entre o SP1 e o SP2 do Windows 7, não existe uma versão oficial do SP2 para o Windows 7. A Microsoft lançou o SP1 para o Windows 7 em 2011, que incluía várias actualizações e correcções de segurança. Desde então, a Microsoft tem lançado actualizações e correcções individuais para o Windows 7, mas não lançou um segundo service pack.
O Windows 7 Home Basic é uma das versões mais leves do Windows, mas o Windows 10 S é agora considerado a versão mais leve do Windows, pois foi projetado para dispositivos de baixo custo e tem uma pegada menor em comparação com outras versões como o Windows 10 Home ou Pro.