Relacionado com isto, a alteração do ícone do cursor do rato é uma prática comum entre os utilizadores de computadores. O ícone predefinido do cursor do rato pode ser monótono e alterá-lo pode acrescentar um pouco de personalidade e diversão à sua experiência com o computador. Para alterar o ícone do cursor do rato num computador Windows, vá ao Painel de Controlo, clique em Hardware e Som e, em seguida, clique em Rato. A partir daí, aceda ao separador Ponteiros e seleccione um novo ícone de cursor a partir da lista de opções disponíveis. Também é possível descarregar e instalar ícones de cursor personalizados a partir da Internet.
No que diz respeito ao CSS, pode utilizar a propriedade cursor para alterar o ícone do cursor do rato para um elemento específico numa página Web. Por exemplo, para alterar o cursor para um ícone de ponteiro ao passar por cima de um link, pode utilizar o seguinte código CSS:
a:hover {
cursor: pointer;
}
No Excel, não é possível alterar o cursor do rato. No entanto, pode alterar o comportamento predefinido do rato ao clicar nas células. Por padrão, o Excel usa a tecla “Enter” para mover para a próxima célula quando você pressiona a tecla “Tab”. Se preferir utilizar a tecla “Tab” para avançar para a célula seguinte, pode alterar este comportamento indo a Ficheiro > Opções > Avançadas e, em seguida, na secção “Opções de edição”, assinale a caixa junto a “Depois de premir Enter, mover a selecção”.
Por vezes, o rato pode deixar de funcionar e pode perguntar-se que tecla deve premir para o fazer funcionar novamente. A resposta é simples – basta desligar o rato do computador e voltar a ligá-lo. Isto deve reiniciar o rato e fazê-lo funcionar novamente. Se isto não funcionar, poderá ser necessário reiniciar o computador ou verificar se o rato está correctamente ligado.
Por fim, tirar a mão do rato é importante para evitar lesões por esforço repetitivo e outros problemas de saúde. Para tal, pode utilizar atalhos de teclado para navegar no computador em vez de utilizar o rato. Por exemplo, pode utilizar a tecla “Tab” para se deslocar entre ligações e botões numa página Web e utilizar a tecla “Enter” para clicar nos mesmos. Também pode utilizar teclas de atalho para abrir programas e ficheiros e navegar nos menus. Se fizer pausas e esticar as mãos e os dedos regularmente, pode evitar a fadiga e a tensão na mão do rato.
Se o rato não fizer clique, há algumas coisas que pode fazer. Primeiro, tente desligar e voltar a ligar o rato. Se isso não funcionar, tente reiniciar o computador. Se o problema persistir, pode tentar substituir as pilhas, caso se trate de um rato sem fios. Se nenhuma destas soluções funcionar, é possível que o rato esteja defeituoso e que seja necessário substituí-lo.
Para alterar a seta do rato no Chrome, pode instalar uma extensão de cursor personalizada a partir da Chrome Web Store. Existem várias opções disponíveis que lhe permitem escolher um novo design de cursor e personalizar o seu tamanho e cor. Uma vez instalada, a extensão substituirá o cursor predefinido no Chrome pelo design escolhido.
Por vezes, o rato pode não obedecer devido a várias razões, tais como controladores de rato desactualizados ou corrompidos, um rato com defeito ou problemas com o sistema operativo do computador. É importante solucionar o problema para determinar a causa raiz e encontrar uma solução.