O que é o IP do servidor RADIUS?

O servidor Radius será o serviço Freeradius instalado em um computador rodando Ubuntu Linux. Em nosso exemplo, o endereço IP do servidor Radius é 192.168.0.200.
Aprender mais sobre techexpert.tips

O Remote Authentication Dial-In User Service ou RADIUS é um protocolo de rede que é utilizado para fornecer serviços centralizados de autenticação, autorização e contabilidade. É normalmente utilizado por fornecedores de serviços de Internet (ISPs) e grandes organizações para gerir o acesso aos seus recursos de rede. Para aceder a estes recursos, os utilizadores têm de fornecer as suas credenciais de início de sessão. O servidor RADIUS verifica então essas credenciais e concede ou recusa o acesso aos recursos da rede em conformidade.

O IP do servidor RADIUS é o endereço IP do servidor RADIUS que é utilizado para autenticar e autorizar os utilizadores. Este endereço IP é normalmente fornecido pelo ISP ou pela organização que gere os recursos de rede. Para aceder aos recursos de rede, um utilizador tem de configurar o seu dispositivo com o IP do servidor RADIUS e as respectivas credenciais de início de sessão. Isto garante que apenas os utilizadores autorizados podem aceder aos recursos de rede.

Para instalar o RADIUS, pode seguir estes passos:

1. Instalar o software do servidor RADIUS num computador servidor.

2. Configurar o servidor RADIUS com as definições necessárias, tais como o endereço IP, o número da porta e os protocolos de autenticação.

3. configurar os dispositivos de rede para usar o servidor RADIUS para autenticação e autorização.

O Mikrotik RADIUS é uma implementação popular do protocolo RADIUS. É utilizado pelos routers e pontos de acesso Mikrotik para autenticar e autorizar utilizadores. No Mikrotik RADIUS, o router ou ponto de acesso actua como um cliente RADIUS e envia pedidos de autenticação para o servidor RADIUS para verificação. Assim que o utilizador é autenticado, o servidor RADIUS envia uma mensagem de aceitação de acesso ao cliente, que então concede acesso aos recursos da rede.

Para testar um servidor RADIUS, pode utilizar uma ferramenta como o NTRadPing. Esta ferramenta envia um pedido de autenticação de teste para o servidor RADIUS e verifica a resposta. Isto permite-lhe verificar se o servidor RADIUS está a funcionar correctamente e se as definições de autenticação estão configuradas correctamente.

Podem ser utilizados cartões de token para estabelecer a componente de autenticação, autorização e contabilidade (AAA) do protocolo RADIUS. Estes cartões geram um código único que é utilizado para autenticar o utilizador. Isto fornece uma camada extra de segurança, uma vez que o código só é válido durante um curto período de tempo e não pode ser reutilizado.

A implementação da Microsoft de um servidor RADIUS é denominada Internet Authentication Service (IAS). É utilizado pelo Microsoft Windows Server para fornecer serviços centralizados de autenticação, autorização e contabilidade. O IAS é normalmente utilizado em redes empresariais para gerir o acesso a recursos de rede. Suporta uma vasta gama de protocolos de autenticação, incluindo RADIUS, e pode ser configurado para funcionar com uma variedade de dispositivos de rede.

FAQ
O que é um servidor AAA?

Um servidor AAA (Authentication, Authorization, and Accounting) é um tipo de servidor que fornece serviços centralizados de autenticação, autorização e contabilidade para acesso remoto, acesso à rede e outros serviços de rede. É utilizado para gerir e controlar o acesso à rede e pode ser utilizado para aplicar políticas de segurança e controlar a actividade dos utilizadores. O RADIUS (Remote Authentication Dial-In User Service) é um tipo de protocolo AAA que é normalmente utilizado para gerir o acesso remoto a redes.

Correspondentemente, para que serve o radius no mikrotik?

RADIUS (Remote Authentication Dial-In User Service) é um protocolo usado para serviços AAA (Authentication, Authorization, and Accounting) em routers MikroTik. Permite aos administradores de rede autenticar utilizadores e conceder-lhes acesso à rede com base nas suas credenciais. O RADIUS também permite aos administradores gerir os privilégios dos utilizadores e controlar a sua utilização dos recursos da rede.

Como configurar o NPS?

Para configurar o NPS (Network Policy Server), é necessário seguir estes passos:

1. Abra a consola do NPS.

2. Clique na opção “RADIUS Clients and Servers” (Clientes e servidores RADIUS) no painel esquerdo.

Adicionar um novo cliente ou servidor RADIUS clicando no botão “Adicionar”.

4. Introduza as informações necessárias, como o endereço IP do servidor RADIUS, o segredo partilhado e outros detalhes.

5. Configure as políticas NPS clicando na opção “Network Policies” (Políticas de rede) no painel esquerdo.

6. Crie uma nova política ou edite uma já existente.

7. Definir as condições e restrições da política, como os métodos de autenticação e autorização.

8. Salve a política e aplique-a aos usuários ou grupos apropriados.

Seguindo estas etapas, você pode configurar o NPS e definir a autenticação e autorização RADIUS para a sua rede.