Um dos principais casos de utilização do ADB é o desenvolvimento de aplicações. Os programadores podem utilizá-lo para instalar e testar as suas aplicações num dispositivo físico, em vez de dependerem apenas de um emulador. Além disso, o ADB permite que os programadores acedam a ficheiros de registo e a outras informações do sistema, o que pode ajudar na depuração e resolução de problemas.
O ADB também é útil para utilizadores avançados que pretendam personalizar o seu dispositivo Android. Por exemplo, o ADB pode ser utilizado para instalar ROMs ou recuperações personalizadas, modificar ficheiros de sistema e desbloquear o carregador de arranque. No entanto, é importante notar que estes tipos de modificações podem potencialmente anular a garantia do dispositivo e podem causar problemas se não forem efectuadas correctamente.
A utilização do ADB no Windows, Mac ou Linux requer a instalação do Android SDK (Software Development Kit) no computador. Uma vez instalado, os utilizadores podem ligar o seu dispositivo Android ao computador através de USB e utilizar os comandos ADB num terminal ou numa janela de prompt de comando.
A activação do ADB Samsung é um pouco diferente, uma vez que requer a activação das opções de programador no dispositivo. Para tal, basta ir a “Definições” > “Acerca do telefone” > “Informações de software” e tocar repetidamente em “Número de compilação” até o dispositivo confirmar que as opções de programador foram activadas. A partir daí, os utilizadores podem navegar para “Definições” > “Opções de programador” e activar a depuração USB, que permite o acesso ADB.
Os utilizadores de Linux também podem utilizar o ADB, mas poderão ter de configurar o seu sistema para reconhecer o dispositivo. Normalmente, isto pode ser feito adicionando uma regra udev personalizada, que indica ao sistema como lidar com o dispositivo quando este está ligado.
Finalmente, o ADB funciona em conjunto com os comandos FastBoot, que são utilizados para modificar o carregador de arranque do dispositivo. O FastBoot permite aos utilizadores fazer flash de ROMs e recuperações personalizadas, bem como desbloquear o bootloader. Isto pode ser feito entrando no modo FastBoot no dispositivo e emitindo comandos via ADB.
No geral, o ADB é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada para uma variedade de fins, desde o desenvolvimento de aplicações à personalização de dispositivos. No entanto, é importante ter cuidado ao fazer modificações nos ficheiros de sistema do dispositivo e garantir que todos os comandos são introduzidos correctamente para evitar causar problemas.
Para instalar o ADB no Windows 11, pode seguir estes passos:
1. Descarregar o pacote Android SDK Platform-tools a partir do site oficial da Google.
2. Extraia o arquivo baixado para um local conveniente no seu computador.
3. abra o Explorador de ficheiros e navegue até à pasta extraída.
Premir e manter premida a tecla Shift e clicar com o botão direito do rato numa área vazia dentro da pasta.
5. seleccione a opção “Abrir a janela do PowerShell aqui” no menu de contexto.
6. Ligue o seu dispositivo Android ao computador através de um cabo USB e active a depuração USB no seu dispositivo.
Na janela do PowerShell, escreva “adb devices” e prima Enter. Isto deverá mostrar uma lista de dispositivos ligados.
8. Pode agora utilizar os comandos ADB para interagir com o seu dispositivo Android a partir do computador.
Nota: Certifique-se de que instalou os controladores necessários para o seu dispositivo Android antes de tentar utilizar o ADB.
Para reiniciar um telemóvel através do ADB, siga estes passos:
1. Ligar o telemóvel ao computador através de um cabo USB.
2. Abra o prompt de comando ou terminal no seu computador.
3. digite “adb reboot” e pressione Enter.
4. O seu telemóvel irá agora reiniciar.
Para depurar via adb, é preciso seguir os seguintes passos:
1. Habilite a Depuração USB no seu dispositivo Android indo em Configurações > Opções do desenvolvedor e alternando a opção Depuração USB.
2. Ligue o seu dispositivo Android ao computador utilizando um cabo USB.
Abra uma janela de prompt de comando ou de terminal no seu computador e navegue até ao local onde a ferramenta adb está instalada.
Digite “adb devices” e prima Enter para se certificar de que o seu dispositivo é reconhecido pela adb.
5. Para iniciar a depuração, escreva “adb logcat” na linha de comandos ou na janela do terminal. É apresentado um registo em tempo real de todas as mensagens e eventos que ocorrem no seu dispositivo.
6. Pode filtrar as mensagens de registo utilizando diferentes opções, como “adb logcat *:E” para apresentar apenas mensagens de erro.
7. Para parar a depuração, prima Ctrl+C na linha de comandos ou na janela do terminal.
De um modo geral, a depuração através do adb pode fornecer-lhe informações valiosas para o ajudar a diagnosticar e corrigir problemas com a sua aplicação Android.