O primeiro computador pessoal ou PC foi introduzido na década de 1970. Foi uma invenção revolucionária que mudou a forma como as pessoas acedem e processam a informação. O primeiro PC foi concebido para ser utilizado por indivíduos, ao contrário dos computadores mainframe que eram utilizados por grandes organizações. O primeiro PC foi um divisor de águas no mundo da informática e abriu caminho para o desenvolvimento de outros dispositivos informáticos que utilizamos actualmente.
A IBM lançou o primeiro sistema operativo denominado IBM PC DOS ou MS-DOS na década de 1980. Foi o primeiro sistema operativo concebido especificamente para computadores pessoais. O sistema operativo permitia aos utilizadores executar programas, gerir ficheiros e interagir com o hardware do computador. O MS-DOS foi o sistema operativo padrão para os computadores pessoais IBM até ao lançamento do Windows 95.
O primeiro computador pessoal IBM foi o IBM PC 5150, introduzido em 1981. O computador foi concebido para ser acessível e de fácil utilização, tendo sido um enorme êxito. O IBM PC 5150 era alimentado por um processador Intel 8088 e tinha 16 KB de memória, que era expansível até 256 KB. O computador tinha duas unidades de disquete de 5,25 polegadas e um ecrã monocromático.
O primeiro PC surgiu na terceira geração de computadores, que se caracterizou pela introdução de circuitos integrados. A primeira geração de computadores era caracterizada por tubos de vácuo, enquanto a segunda geração era caracterizada por transístores. A terceira geração foi marcada pela utilização de circuitos integrados, que tornaram os computadores mais pequenos, mais rápidos e mais fiáveis.
O computador mais vendido da história é o Commodore 64, que foi lançado em 1982. O computador foi um enorme sucesso e vendeu mais de 17 milhões de unidades. O Commodore 64 era alimentado por um processador de 8 bits e tinha 64 KB de memória. O computador tinha uma vasta gama de software e jogos, o que o tornou popular entre os jogadores e os utilizadores domésticos.
O computador mais vendido do mundo é o Raspberry Pi, que foi lançado em 2012. O computador é um dispositivo do tamanho de um cartão de crédito que é alimentado por um processador Broadcom. O Raspberry Pi tornou-se popular entre amadores, estudantes e educadores, e já vendeu mais de 30 milhões de unidades em todo o mundo. O computador pode ser utilizado para uma vasta gama de aplicações, incluindo programação, robótica e domótica.
Em conclusão, o primeiro computador pessoal revolucionou a forma como as pessoas acedem e processam a informação. O primeiro PC foi concebido para ser utilizado por indivíduos e preparou o caminho para o desenvolvimento de outros dispositivos informáticos que utilizamos actualmente. O primeiro sistema operativo criado pela IBM na década de 1980 foi o IBM PC DOS ou MS-DOS, que foi o sistema operativo padrão para os computadores pessoais IBM até ao lançamento do Windows 95. O primeiro computador pessoal IBM foi o IBM PC 5150, lançado em 1981. O primeiro PC surgiu na terceira geração de computadores, que se caracterizou pela introdução de circuitos integrados. O computador mais vendido da história é o Commodore 64, enquanto o computador mais vendido do mundo é o Raspberry Pi.
O artigo “O primeiro computador pessoal PC: Uma breve história” não dá uma resposta específica sobre quando foi criado o sistema operativo. No entanto, menciona que o primeiro computador pessoal de sucesso comercial, o IBM PC, foi introduzido em 1981 e funcionava com o Microsoft Disk Operating System (MS-DOS) que foi desenvolvido pela Microsoft Corporation.
O primeiro sistema operativo da Microsoft que foi inicialmente adaptado para o IBM PC foi o MS-DOS (Microsoft Disk Operating System).
A primeira versão do sistema operativo Windows foi lançada em 1985, vários anos após o lançamento do primeiro computador pessoal. Chamava-se Windows 1.0 e tinha uma interface gráfica do utilizador (GUI) que permitia aos utilizadores navegar e interagir com o computador utilizando um rato e um teclado.