O Nmap, abreviação de Network Mapper, é uma ferramenta gratuita e de código aberto usada para exploração de redes, auditoria de segurança e avaliação de vulnerabilidades. É um utilitário poderoso que pode ajudar os administradores de rede e profissionais de segurança a identificar hosts e serviços numa rede, bem como monitorizar a sua disponibilidade e postura de segurança. O Nmap é amplamente utilizado por administradores de rede, testadores de penetração e investigadores de segurança para identificar potenciais vulnerabilidades e proteger infra-estruturas de rede.
Uma das principais características do Nmap é a sua capacidade de efectuar o scanning de portos. O rastreio de portos é o processo de envio de pacotes para um conjunto de portos num sistema ou rede alvo para determinar que portos estão abertos e que serviços estão a ser executados nesses portos. Ao identificar portas e serviços abertos, o Nmap pode ajudar administradores e profissionais de segurança a determinar quais serviços estão rodando em um sistema, quais portas são vulneráveis a ataques e quais portas devem ser fechadas ou protegidas.
Para dizer ao Nmap para verificar todos os portos, pode utilizar a opção “-p-“, que diz ao Nmap para analisar todos os 65.535 portos TCP. Por exemplo, o comando “nmap -p- 192.168.1.1” irá verificar todas as portas TCP no host com endereço IP 192.168.1.1.
Para efectuar o scan de um IP na rede, pode utilizar o endereço IP do anfitrião alvo como argumento para o comando Nmap. Por exemplo, o comando “nmap 192.168.1.1” fará o scan do anfitrião com o endereço IP 192.168.1.1.
Para efectuar um scanning Nmap, pode utilizar uma variedade de opções para personalizar o scan e obter diferentes tipos de informação sobre o sistema ou rede alvo. Por exemplo, a opção “-sS” diz ao Nmap para efectuar um scan furtivo TCP SYN, que pode ajudar a identificar portas abertas sem gerar tanto tráfego de rede como outros tipos de scans.
Para guardar os resultados do Nmap, pode utilizar a opção “-o” seguida de um nome de ficheiro para especificar o formato e a localização do ficheiro de saída. Por exemplo, o comando “nmap -oN scan_results.txt 192.168.1.1” irá guardar os resultados do scan do Nmap num ficheiro de texto chamado “scan_results.txt”.
Para além do Nmap, existem outras ferramentas que podem efectuar o scan de portas para descobrir serviços ou servidores numa rede informática. Algumas alternativas populares incluem o Masscan, Zmap, e Unicornscan. No entanto, o Nmap continua a ser uma das ferramentas mais utilizadas e respeitadas na indústria, graças à sua versatilidade, flexibilidade e conjunto robusto de funcionalidades.
Em conclusão, o Nmap é uma poderosa ferramenta de scanning e segurança de rede que pode ajudar os administradores e profissionais de segurança a identificar potenciais vulnerabilidades e a proteger as infra-estruturas de rede. Com as suas capacidades avançadas de scan de portas, opções de scan personalizáveis e capacidade de guardar resultados numa variedade de formatos, o Nmap é uma ferramenta imprescindível para qualquer pessoa envolvida na segurança e administração de redes.
O Zenmap é uma interface gráfica de utilizador (GUI) que é desenvolvida como um front-end para o Nmap. Permite aos utilizadores interagir facilmente com o Nmap e realizar scans de rede, bem como interpretar e apresentar os resultados num formato de fácil utilização. O Zenmap está disponível para vários sistemas operativos e é uma ferramenta valiosa para administradores de rede e profissionais de segurança.
Para saber que portas estão abertas na sua rede, pode utilizar uma ferramenta de scanner de rede como o Nmap. O Nmap pode escanear sua rede e identificar portas abertas em cada dispositivo. Pode então analisar as portas abertas para identificar potenciais vulnerabilidades de segurança e tomar medidas para proteger a sua rede.
Para fazer o scan de portas abertas com o Nmap, pode utilizar o seguinte comando:
`nmap [target]`
Substitua `[target]` pelo endereço IP ou nome do anfitrião do dispositivo que pretende analisar.
Também pode especificar quais os portos que pretende analisar, adicionando a opção `-p` seguida dos números dos portos ou de um intervalo de números de portos. Por exemplo:
`nmap -p 80,443 [target]`
Este comando irá varrer as portas 80 e 443 no dispositivo alvo.
Adicionalmente, é possível utilizar a opção `-sS` para realizar um scan “SYN” furtivo, que é uma técnica comum utilizada para detectar portas abertas em um dispositivo.
`nmap -sS [target]`
Este comando irá executar um scan SYN no dispositivo alvo.