MPEG 1 vs. MPEG 2: Compreender as diferenças

Qual a diferença entre MPEG 1 e 2?
Enquanto o MPEG-1 trabalha com somente 2 canais de áudio, o MPEG-2 extende esse limite, possibilitando aplicações como filmes com som surround 5.1. O MPEG-2, ao contrário do MPEG-1, permite a codificação de imagens de vídeo entrelaçadas (campos alternados par / ímpar), padrão utilizado atualmente nos sistemas de TV.
Aprender mais sobre www.fazendovideo.com.br

O MPEG é uma norma de compressão de vídeo e áudio amplamente utilizada que revolucionou a forma como vemos e ouvimos conteúdos multimédia. As duas primeiras versões do MPEG, MPEG-1 e MPEG-2, já existem há algum tempo e ainda hoje são amplamente utilizadas. Mas quais são as diferenças entre estas duas normas e como afectam a forma como consumimos e criamos conteúdos multimédia?

O MPEG-1 foi lançado pela primeira vez em 1993 e foi concebido para aplicações de baixa largura de banda, como CD-ROMs e CDs de vídeo. É capaz de comprimir dados de vídeo e áudio num único fluxo e suporta uma resolução máxima de 352×240 para NTSC e 352×288 para PAL. O MPEG-1 é também a norma utilizada para criar ficheiros de áudio MP3, que são amplamente utilizados para a reprodução de música.

O MPEG-2, por outro lado, foi concebido para aplicações de elevada largura de banda, como a televisão digital e o DVD. É capaz de comprimir dados de vídeo e áudio em fluxos separados e suporta uma resolução máxima de 1920×1080 para conteúdos HD. O MPEG-2 também inclui suporte para vídeo entrelaçado, que é normalmente utilizado na televisão de difusão.

Então, como é que se convertem vídeos MPEG de um formato para outro? Existem muitos programas de software disponíveis que podem converter vídeos MPEG para outros formatos, como AVI, MP4 ou MOV. Um programa popular é o Handbrake, que é um transcodificador de vídeo gratuito e de código aberto. Para converter MPEG para vídeo utilizando o Handbrake, basta seleccionar o ficheiro MPEG que pretende converter, escolher o formato de saída e as definições e clicar no botão “Iniciar”. O programa encarrega-se do resto.

Se quiser converter MPEG para outro formato sem utilizar software, também pode utilizar um conversor de vídeo online, como o Online-Convert.com. Basta carregar o ficheiro MPEG, escolher o formato de saída e as definições e clicar no botão “Convert”. O sítio Web converte então o ficheiro e fornece uma ligação para descarregar o vídeo convertido.

Quando se trata da diferença entre MP3 e M4A, a principal diferença é o tipo de compressão utilizado. O MP3 utiliza uma compressão com perdas, o que significa que alguns dos dados de áudio originais se perdem durante o processo de compressão. O M4A, por outro lado, usa compressão sem perdas, o que significa que todos os dados de áudio originais são preservados. Os ficheiros M4A também são capazes de armazenar informações adicionais, como a capa do álbum e as letras das músicas.

Finalmente, para determinar se um ficheiro é MP4, basta verificar a extensão do ficheiro. Os ficheiros MP4 têm normalmente uma extensão .mp4 e podem ser reproduzidos na maioria dos leitores multimédia. Se não tiver a certeza do tipo de ficheiro que tem, pode também utilizar um verificador de extensões de ficheiro, como o FileInfo.com, para identificar o tipo de ficheiro.

FAQ
Qual é o melhor m4a 128k ou mp3 160k?

A superioridade do m4a 128k em relação ao mp3 160k pode depender de vários factores, como o tipo de conteúdo áudio, o dispositivo utilizado para a reprodução e as preferências pessoais. De um modo geral, os ficheiros m4a tendem a ser de maior qualidade em comparação com os ficheiros mp3 com a mesma taxa de bits, devido à utilização da tecnologia de codificação áudio avançada (AAC). No entanto, isto também pode depender da eficiência do codificador utilizado para criar o ficheiro. Em alguns casos, um ficheiro mp3 bem codificado a 160k pode soar melhor do que um ficheiro m4a mal codificado a 128k. Em última análise, a decisão entre m4a e mp3 dependerá das circunstâncias específicas e do resultado desejado.

Portanto, qual é a diferença entre áudio e vídeo?

O áudio refere-se ao componente de som de um ficheiro multimédia, enquanto o vídeo se refere ao componente visual de um ficheiro multimédia. A diferença entre áudio e vídeo é que o áudio consiste em ondas sonoras que são transmitidas através do ar e captadas por um microfone, enquanto o vídeo consiste numa sequência de imagens que são captadas por uma câmara e apresentadas num ecrã.

Relacionado com isto, como mudar o formato de mp4 para mp3?

Para alterar o formato de MP4 para MP3, é necessário utilizar uma ferramenta de conversão multimédia. Existem várias ferramentas de conversão de multimédia online gratuitas que podem converter ficheiros MP4 para o formato MP3, tais como Online-Convert.com, Convertio.co e CloudConvert.com. Basta carregar o ficheiro MP4 para a ferramenta de conversão e seleccionar MP3 como formato de saída e, em seguida, clicar no botão de conversão para iniciar o processo. Quando a conversão estiver concluída, pode transferir o ficheiro MP3 para o seu computador.