As margens referem-se aos espaços em branco entre a margem de um documento e o seu conteúdo. A definição e o ajuste das margens são essenciais para obter documentos com aspeto profissional e de fácil leitura. No Microsoft Word, os utilizadores podem facilmente personalizar as margens de acordo com as suas preferências e requisitos. Este artigo abordará o que são margens personalizadas, como definir margens no Word, margens ABNT, como salvar margens personalizadas, como criar bordas coloridas e como adicionar uma imagem como borda.
As margens personalizadas referem-se a margens que não são as margens padrão definidas pelo Word. As margens padrão para um novo documento no Word são de 1 polegada em todos os lados. No entanto, os utilizadores podem alterar estas margens de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, se um utilizador pretender criar um documento com uma margem esquerda mais larga para acomodar uma encadernação, pode ajustar a margem esquerda para a largura pretendida. As margens personalizadas permitem aos utilizadores criar documentos adaptados às suas necessidades e preferências específicas.
1. Clicar no separador “Layout” na faixa de opções.
2. Clique em “Margens”.
Seleccione o tamanho de margem que preferir ou clique em “Margens personalizadas” para definir as suas próprias margens.
4. na caixa de diálogo “Configurar página”, introduza os tamanhos de margem preferidos para as margens superior, inferior, esquerda e direita.
5. Clique em “OK” para salvar as alterações.
As margens ABNT referem-se às margens especificadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas margens são comumente utilizadas em trabalhos acadêmicos e documentos no Brasil. Os tamanhos das margens ABNT são os seguintes: 3 cm para as margens esquerda e superior, 2 cm para as margens direita e inferior. Para definir as margens ABNT no Word, os utilizadores podem seguir os mesmos passos que definem as margens personalizadas e introduzir os tamanhos de margem especificados.
É fácil salvar as margens personalizadas no Word. Depois de definir as margens preferidas, clique no separador “Esquema” do friso, depois clique em “Margens” e seleccione “Margens personalizadas”. Na caixa de diálogo “Configurar página”, clique em “Definir como padrão”. Aparece uma caixa pop-up a perguntar se pretende definir as margens predefinidas para este documento ou para todos os novos documentos com base no modelo Normal. Seleccione a opção que preferir e clique em “OK”.
Criar margens coloridas é outra forma de personalizar o documento do Word. Para criar uma borda colorida, siga estes passos:
1. Clicar no botão “Bordas da Página” no separador “Layout”.
2. Seleccione a opção “Caixa”.
3. em “Cor”, seleccione a cor que preferir.
4. Em “Largura”, seleccionar o tamanho do contorno que preferir.
5. Clique em “OK” para guardar as alterações.
Adicionar uma imagem como contorno também é possível no Word. Para o fazer, siga estes passos:
1. Clicar no botão “Bordas da página” no separador “Layout”.
2. Seleccionar a opção “Arte”.
3. seleccionar a imagem que pretende utilizar como margem.
4. Em “Largura”, seleccione o tamanho da margem que prefere.
5. Clique em “OK” para guardar as alterações.
Em conclusão, as margens personalizadas são essenciais para criar documentos com aspecto profissional no Word. Os utilizadores podem facilmente definir e ajustar as margens de acordo com as suas necessidades e preferências específicas. Margens ABNT, salvar margens personalizadas, criar bordas coloridas e adicionar bordas de imagem são outras maneiras de personalizar documentos do Word. Com estas ferramentas, os utilizadores podem criar documentos que se destacam e comunicam eficazmente a sua mensagem.
Para definir as regras de margem no Word, é necessário ir ao separador Apresentação da Página e clicar em Margens. A partir daí, pode escolher uma das opções de margem predefinidas ou clicar em Margens Personalizadas para definir as suas próprias margens. Na caixa de diálogo Margens personalizadas, pode ajustar as margens para a parte superior, inferior, esquerda e direita da página, bem como quaisquer opções de posição da calha ou da calha. Depois de definir as margens desejadas, é possível salvá-las como padrão para documentos futuros.
A margem espelhada é um tipo de configuração de margem no Microsoft Word que permite alternar as margens em páginas opostas. Isto é útil para criar documentos como livros ou brochuras em que o conteúdo precisa de estar centrado e equilibrado em cada página. Com as margens espelhadas, as margens internas de cada página têm a mesma largura e as margens externas têm a mesma largura, mas a largura de cada margem interna é diferente da largura de cada margem externa.
Para definir a margem superior e esquerda para 3 cm no Word, pode seguir estes passos:
1. Clicar no separador “Layout” na Faixa de Opções.
2. Clique em “Margens” e seleccione “Margens personalizadas” na parte inferior do menu pendente.
3. na caixa de diálogo “Configurar página”, no separador “Margens”, introduza “3” nas caixas “Superior” e “Esquerda”.
4. Clique em “OK” para aplicar as novas margens ao seu documento.