Provedor | Velocidade |
---|---|
1º – DELTA FIBRA | 698.68Mbps |
2º – TRÍADE FIBRA | 605.82Mbps |
3º – QnetFacil internet | 570.82Mbps |
4º – Linkup Telecomunicações | 501.40Mbps |
O Brasil, o maior país da América do Sul, é o lar de um grande número de provedores de serviços de internet (ISPs). A partir de 2021, existem aproximadamente 30 milhões de conexões de internet banda larga no Brasil, tornando-o um dos maiores mercados de internet do mundo. Alguns dos maiores ISPs no Brasil são Vivo, Claro, Oi, TIM e NET.
A Vivo, anteriormente conhecida como Telefonica, é o maior ISP do Brasil em termos de quota de mercado. Tem uma quota de mercado de cerca de 34% e fornece serviços de Internet a mais de 15 milhões de clientes. A Vivo oferece uma gama de planos de Internet, incluindo fibra óptica, DSL e cabo, e tem uma forte presença nos mercados residencial e comercial.
A Claro é o segundo maior ISP do Brasil, com uma quota de mercado de cerca de 27%. Tem mais de 12 milhões de clientes e oferece uma variedade de planos de Internet, incluindo fibra óptica, DSL e cabo. A Claro também oferece serviços de internet móvel através da sua rede 4G.
A Oi é o terceiro maior ISP do Brasil, com uma quota de mercado de cerca de 16%. Tem mais de 7 milhões de clientes e fornece serviços de Internet através de fibra óptica, DSL e cabo. A Oi tem uma forte presença no mercado residencial e é conhecida pelos seus planos de Internet acessíveis.
A TIM é o quarto maior ISP do Brasil, com uma quota de mercado de cerca de 13%. Tem mais de 6 milhões de clientes e oferece serviços de Internet através de fibra óptica, DSL e cabo. A TIM é conhecida por seus planos de internet de alta velocidade e tem forte presença no mercado comercial.
A NET, subsidiária da Claro, é o quinto maior provedor de acesso à internet no Brasil, com uma participação de mercado de cerca de 10%. Tem mais de 4 milhões de clientes e oferece serviços de Internet por cabo. A NET é conhecida pelos seus planos de internet de alta velocidade e tem uma forte presença no mercado residencial.
Para além dos ISPs acima mencionados, existem vários outros ISPs no Brasil, incluindo a Algar Telecom, a Sercomtel e a Copel Telecom. Se quiser descobrir o ISP por IP, pode usar ferramentas online como WhatIsMyIP.com ou IPWhois.io. Essas ferramentas fornecerão informações sobre o ISP, a localização e outros detalhes relacionados ao endereço IP.
Para saber o nome do servidor, pode utilizar a linha de comandos no Windows ou o Terminal no Mac para fazer ping ao endereço IP. O nome do servidor será apresentado nos resultados do ping. Para saber o endereço de correio electrónico do seu ISP, pode visitar o respectivo sítio Web ou contactar o serviço de apoio ao cliente.
Um servidor é um sistema informático que fornece serviços a outros computadores numa rede. Um ISP, por outro lado, é uma empresa que fornece serviços de Internet aos clientes. Embora um servidor possa ser detido e operado por um ISP, também pode ser detido e operado por outras empresas ou indivíduos.
Quando se trata de escolher o melhor ISP no Brasil, depende de suas necessidades e preferências específicas. Fatores como velocidade, confiabilidade e preço devem ser considerados ao escolher um ISP. É sempre recomendável comparar diferentes ISPs e seus planos antes de tomar uma decisão.
A Vivo é de facto um ISP no Brasil, e é um dos maiores do país. Ela fornece serviços de internet tanto para clientes residenciais quanto comerciais.
Saber o nome de uma máquina numa rede implica, normalmente, aceder às definições de rede do dispositivo. Os passos específicos podem variar consoante o sistema operativo e o dispositivo que está a ser utilizado. Geralmente, pode aceder às definições de rede indo ao “Centro de Rede e Partilha” (Windows) ou às “Preferências do Sistema” (Mac), seleccionando depois a ligação do dispositivo e clicando em “Propriedades” ou “Avançadas”. O nome do dispositivo pode estar listado na secção “Nome do computador” ou “Nome do dispositivo”.
O artigo “Maiores ISPs do Brasil: Um guia completo” fornece informações sobre os maiores provedores de serviços de Internet (ISPs) no Brasil, incluindo sua participação no mercado, serviços oferecidos e base de clientes.
Em relação à diferença entre ISP e operadora, um ISP é uma empresa que fornece acesso à Internet aos seus clientes, enquanto uma operadora é uma empresa que fornece a infra-estrutura para que os serviços de comunicação, como telefone e Internet, trafeguem. Os transportadores podem fornecer os cabos físicos e o equipamento necessário para que os ISP ofereçam serviços de Internet aos seus clientes.